2019 foi um ano e tanto para nós jogadores. Todos os gêneros foram agraciados, grandes franquias trouxeram sequências e novidades agradaram muitos. Nesta primeira parte vamos relembrar, mês a mês, alguns dos principais jogos e fatos que marcaram o primeiro semestre do ano. Quem mandou bem, quem mandou mal, e quem não mandou nada nos games esse ano? É hora de relembrar.
Janeiro
O ano já começou trazendo dois lançamentos de peso. Kingdom Hearts III e Resident Evil 2 foram jogos que sempre lideraram nas listas de mais esperados ou pedidos pelos jogadores. A conclusão da aventura épica de Sora, Donald e Pateta para salvar os mundos da Disney e o remake do apocalipse zumbi em Racoon City foram, sem dúvidas, um cartão de visitas mostrando que 2019 não estaria para brincadeira.
Fevereiro
Lançamentos mornos e uma grande promessa da EA seguraram o segundo mês do ano. Os fãs de anime receberam Jump Force, os jogadores de Xbox finalmente viram Crackdown 3 ver a luz do dia e também tivemos Metro: Exodus. Mas qualidade foi o que faltou, e em doses generosas, para o tão antecipado Anthem, da EA. A promessa de um jogo que queria redefinir um gênero foi bombardeado por telas de carregamento intermináveis, história rasa, missões repetitivas e bugs, muitos bugs. O jogo reacendeu a discussão sobre jogos que chegam incompletos e ficam dependentes de atualizações.
O destaque deste mês ficou mesmo para algo que ninguém esperava mas chegou com os dois pés na porta, Apex Legends (Multi). A definição de “ninguém pediu, mas obrigado” foi redefinida com sucesso. É mais um Battle Royale, mas fez o maior barulho e já pedindo pra sentar na janela do ônibus.
Nas notícias, a EVO, maior competição de games de luta do mundo, divulgou a line up de 2019 e os destaques ficaram por conta do retorno de Soul Calibur ao palco principal, com Soul Calibur IV, juntamente com dois dos principais lançamentos que ainda chegariam este ano. Mortal Kombat 11 e o novo Samurai Shodown.
Março
Quem não pulou carnaval teve boas opções para jogar no fim do primeiro trimestre. O ótimo retorno de Nero e Dante em Devil May Cry 5, o sítio a Washington em Tom Clancy’s: The Division 2 e o impiedoso, mas igualmente excelente, Sekiro: Shadows Die Twice, ou Dark Souls de samurai, para os mais desavisados.
Além dos típicos anúncios e trailers, o mês parecia não ter muitas novidades até que a Gearbox abriu o jogo e anunciou oficialmente que Borderlands 3 estava em desenvolvimento e na ocasião ainda não tinha data para lançamento. Mas não é spoiler dizer que foi ainda em 2019. Os fãs dos mini consoles também receberam uma boa notícia em março, com o anúncio do Genesis Mini, da SEGA.
A Google deu uma mexida no mercado com sua conferência de apresentação do Stadia na GDC 2019. Uma nova revolução estava a caminho e a gigante da tecnologia estava se preparando para mostrar como será o futuro dos games.
Abril
Março deu a largada para os grandes lançamentos e abril não ficou atrás. Mortal Kombat 11 chegou e não podemos deixar de citar o empolgante trailer de lançamento com a icônica música do filme de 1995 que muita gente fala que é ruim, mas adoram.
O PlayStation 4 recebeu Days Gone, seu primeiro exclusivo do ano, e o sucessor do atual console da Sony foi timidamente anunciado nas redes sociais. O PlayStation 5 foi oficializado e seu lançamento já possui uma janela de lançamento, final de 2020.
Abril também trouxe Kratos como capa de revista e tivemos o INTZ campeão da primeira etapa do CBLoL em cima do Flamengo. Mas nada superou o que apareceu justamente no último dia do mês, o primeiro trailer do filme do Sonic.
Maio
Aproveitando a deixa do Sonic, o poder da internet exigiu que o design do ouriço fosse corrigido no filme, e futuramente veríamos isso. Então recebemos mais um título de corrida do ouriço, Team Sonic Racing. A insanidade colorida e cheia de areia de Rage 2 também foi lançada em maio para PC e consoles.
Os anúncios foram tímidos pois já estávamos vivendo o período pré-E3. O serviço EA Access finalmente deu as caras no PlayStation 4 e um documentário sobre o jogo do ano de 2018, God of War (PS4), foi lançado no YouTube. A Microsoft lançou o Xbox One S All Digital, sem leitor de discos e bem mais barato, uma alternativa de ótimo custo-benefício para quem quer aproveitar os títulos do console.
E a desavença de jogadores pela Epic Games Store cresceu com a exclusividade na venda dos títulos da Quantic Dream, então exclusivos para PlayStation.
Junho
O melhor mês do ano chegou e com ele as festas juninas com suas comidas típicas, quermesses, quadrilhas, e também o carnaval dos gamers, a E3. Microsoft com Gears 5, Nintendo com os novos Pokémon Sword e Pokémon Shield, Square Enix e o aguardadíssimo Final Fantasy VII Remake, EA com o promissor Star Wars Jedi: Fallen Order, e Ubisoft com o audacioso Watch Dogs Legion, foram os principais responsáveis pelas conferências e transmissões durante o evento. PlayStation não participou da festa esse ano e a Bethesda não empolgou, mesmo tentando consertar as falhas graves com Fallout 76, mas ainda teve moral com informações sobre Doom Eternal.
Em resposta a confirmação de que o PlayStation 5 já está em desenvolvimento, Phil Spencer anunciou que o sucessor do Xbox One também já estava se preparando para chegar ao mercado. O mundo foi oficialmente apresentado ao Project Scarlett e o anúncio do primeiro jogo para o console, Halo Infinite. Foi uma E3 de tirar o fôlego.
Junho trouxe, além de um tsunami de anúncios, o lançamento de um jogo muito querido, e pedido, pelos jogadores mais saudosistas, Crash Tem Racing: Nitro-Fueled (Multi).
E por enquanto é só! Vamos dar uma pausa na nossa retrospectiva e na próxima semana vamos relembrar os grandes acontecimentos do mercado de games na segunda metade do ano.
Mas até lá você pode compartilhar sua opinião com a gente nos comentários dizendo qual foi o momento ou jogo que você mais curtiu neste período. Até semana que vem!
Texto de Alexandre Galvão
Fonte: GameBlast