A refinaria Clara Camarão, localizada em Guamaré, no litoral norte potiguar, retomou nesta quinta-feira (24), o abastecimento de produtos de derivados do petróleo para os postos de combustíveis de Natal. Nos últimos dias, a unidade de produção sofreu com atrasos fabricação de gasolina e diesel, o que poderia gerar impactos para as revendas da capital do estado.
O atraso na produção ocorreu em função da demora para o desembarque de um navio-tanque, que trazia uma nova carga de matéria-prima. O abastecimento da unidade estava previsto para acontecer no último dia 21, mas só ocorreu na noite da última quarta-feira (23). Com isso, a distribuição da gasolina para os postos só foi retomada na manhã desta quinta-feira (24).
A Petrobras, em nota oficial, informou que não houve desabastecimento de gasolina que impactasse o mercado do Rio Grande do Norte. “A Petrobras reforça que busca cumprir a programação de entrega de produtos e que eventuais ocorrências são informadas previamente aos clientes”, informou a empresa pública.
Segundo o Sindicato dos Postos de Combustíveis do Rio Grande do Norte (Sindipostos), os atrasos na distribuição não causaram prejuízos para revenda de combustíveis de Natal. “A situação está normalizada. Houve receio com relação ao volume de alguns estoques, mas os postos já estão recebendo combustível”, disse Antônio Cardoso Sales, presidente da entidade.
No entanto, outro problema já aflige os proprietários de postos de combustíveis de Natal: a greve dos petroleiros, marcada para o próximo sábado (26). “Não temos muito o fazer. Vamos monitorar o que vai ocorrer a partir desta paralisação”, apontou Antônio Sales.
Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), a mobilização é motivada pela rejeição a um acordo coletivo mediado pelo Tribunal Superior do Trabalho. A Petrobras propôs acabar benefícios e reajuste salarial de apenas 70% do índice da inflação.
Crédito da Foto: José Aldenir / Agora RN
Fonte: Agora RN