Um grupo de amigos!
Todo mundo que viveu o final dos anos 90 e todo o ciclo dos anos 2000, lembra da forte concentração cultural em Natal, com diversas bandas populares, rock, reggae, forró e teve a SWINGUEIRA. Ritmo baiano bem difundido nessa época pelo “É o Tchan” e “Harmonia do Samba”, no auge de suas carreiras com o Brasil todo cantando e seguindo essa tendência que durou todo esse período, outras bandas também eram destaques a nível nacional e na capital do sol, fez a cabeça de muita gente. Em Natal e todo o RN o movimento foi muito forte, pelo menos na questão de propulsão de bandas, eventos, rivalidades, fã clubes e um segmento que por tempos, popularizou algumas carreiras.
#FeraSamba
Banda com início em 98 e sua formação dos anos 2000 era com Léo e Wallace nos vocais, Maurício Kosima no baixo, Beto no cavaquinho / guitarra, Percussão formada por Mário, Rogério, Maikon e Alexandre, Robinho nos teclados, Metais por Fernando Acupe, Marcelo Papão e Israel Galiza e Jackson na bateria, rodeados por uma família especial por seus produtores Alder Júnior e Ellen Lucy (in memorian), Mounarte Leitão, outros ótimos músicos vieram e somaram, uma produção toda bem agregada mesmo, uma verdadeira família. Carreira de sucesso com apresentações no “Nosso Bairro Cidadão”, campanhas políticas majoritárias de estado e capital vencedoras, com showmícios (liberados na época) memoráveis, apresentações em quase todas as mais importantes casas de show do estado, da menor a maior, com plateias lotadas e algumas histórias curiosas também. Além disso teve um momento que a banda tinha mais de 60 (sessenta) fã-clubes registrados, todos com mais de 10 componentes cada um.
#Acidente
Eis que acontece um momento triste, incompreensível e de tal magnitude em que todo o estado acompanhou passo a passo do ocorrido. O acidente do carnaval da Redinha no ano de 2002. Onde tivemos a perda de maior tristeza e sentimento de impotência da história da banda, perdemos Wallace por conta de um acidente com a rede elétrica de cima de um trio no último dia do carnaval. O tempo passou e após uma pausa, a banda voltou com muitos incentivos pela comoção que causou e a carreira seguiu até meados de 2009, onde a formação original foi cada um seguindo seu próprio caminho. Porém o nome da banda foi negociado e o Fera Samba existe até hoje, com outros músicos.
#Atualmente
Mesmo com todo esse tempo, os ex-integrantes mantiveram contato, ainda mais com as tecnologias atuais. Poucos vídeos existiam na época, de difícil acesso, mas alguns “viralizaram” nos tempos atuais e as lembranças de uma época que marcou toda uma geração, voltam e encantam milhares de natalenses e potiguares, nostalgia pura.
Porém os hoje “senhores” da swingueira irão fazer uma miniturnê em outubro. Da formação original só tem uma mudança com o baterista Felipe Pavio (ex Só na Swingueira) integrando o time. O dono da casa de shows “Periferia Pub” na Zona Norte de Natal, Cristiano Santiago, músico e presente também naquela época integrando diversas bandas, fez uma enquete pela internet e deu “Léo Mexe o Balaio” na cabeça! Aniversário da Banda Art Perfil e como convidado especial, onde então foi definido que a formação “das antigas” irá fazer esse show especial. Já tem mais um show marcado no Botequim Tá Na Hora em Ponta Negra no dia 05 (sexta-feira). Outros shows estão sendo marcados no período para aproveitar o máximo essa oportunidade única (programação completa e todas as informações em breve).
Hoje em dia, Leonardo da Vinci, o Léo, cantor destacado com passagens em outras bandas de sucesso como Cavaleiros do Forró, atua com uma carreira sólida com o Projeto “Léo e Forrozão”, com residência em Salvador/BA e agenda superconcorrida. Para se ter uma ideia, essa proposta de Cristiano já foi feita há cerca de dois meses atrás, em meados de julho com logística toda voltada para a agenda de Léo. Mas deu tudo certo e o combo voltou a ensaiar, incluindo músicas atuais com tempero das antigas e com certeza será um momento muito emocionante.
Portanto se preparem para reviver essa época, com muitas homenagens e aquele sentimento de alegria e união, entre bandas e fãs. No repertório também estão sucessos atuais, alguns revisados em swingueira e outros seguindo os ritmos atuais (sertanejo, arrocha e funk), afinal nostalgia e respeito sempre irão existir, mas para quem foi sempre a vanguarda da música popular no Estado, também não poderia ficar de fora as novas tendências. Ah, iremos nos apresentar em alguns programas televisivos, rádios e canais na internet também e na sequência, iremos divulgar essa programação também. Será um momento maravilhoso!
Informações, agenda e contato:
(84) 99640-3109 / 98847-2145
Crédito das Fotos: Divulgação
Fonte: Assessoria de Comunicação / Produção