A Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro Bezerra, localizada no bairro de Pirangi, recebeu, nesta quarta-feira (14), o poeta e escritor José de Castro para uma conversa sobre literatura infantil, dentro da programação de atividades do “Projeto de Leitura 2019: Descobrindo o Prazer de Ler”. O evento contou com apresentações das turmas interpretando trechos do livro do autor, recital de poesias, sessão de fotos, autógrafos e uma entrevista coletiva com os alunos tirando suas dúvidas a respeito da carreira do escritor.
A quadra esportiva da escola ficou repleta de alunos, nos dois turnos e, serviu de palco para o escritor José de Castro contar parte da sua carreira como autor dos livros “Vaca amarela pulou a janela”, “A Marreca de Rebeca”, “O mundo em minhas mãos”, “Meu amigo paladar”, “Dicionário Engraçado”, entre outros. Comentou que escrevia desde criança e sempre foi um leitor que lia de tudo um pouco, livros de Monteiro Lobato, contos de Branca de Neve e poemas de Cecília Meireles. Publicou seu primeiro livro com idade de mais de 40 anos e neste tempo todo já escreveu 15 livros, sendo três para adultos e 12 para crianças.
Quando veio morar em Natal e trabalhar na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, José de Castro, participou de um concurso literário que estimulou a profissão de escritor na literatura infantil. “Acho muito gratificante escrever para crianças, o livro tem um espaço muito significativo na escola e o segredo, é que o livro é produto pronto, que não precisa de energia elétrica e pode ser carregado para onde quiser. A leitura nos faz sonhar e estimula a linguagem e a criatividade”, disse José de Castro.
A diretora pedagógica Simone Rodrigues de Lima, explicou que o evento iniciou no turno matutino com a mesma proposta de apresentações e entrevistas a partir de perguntas dos alunos ao escritor convidado. “Para recebermos o escritor, as crianças fizeram uma homenagem com uma música sobre o tema de amizade, após esse momento, ele fez um bate-papo com os alunos que também o entrevistaram. Houve muitas perguntas sobre o trabalho de José de Castro e para finalizar teve um momento de encenação do grupo de teatro da escola sobre o livro “O mundo em minhas mãos”, contou.
A aluna Maria Júlia de Freitas Fernandes, de 10 anos, da turma do 5º ano B, declarou que era a primeira vez que conhecia pessoalmente um escritor como José de Castro, havia lido suas obras através das aulas. “Fiz trabalhos na sala de leitura com os livros dele. Ele é bem divertido e têm histórias engraçadas. O meu livro predileto é Vaca Amarela”, comentou a estudante.
Imagem: Adrovando Claro
Fonte: Prefeitura de Natal