A Escola Municipal Professora Josefa Botelho vivenciou na tarde desse sábado (8), a I Mostra Cultural do Programa Novo Mais Educação, para familiares e comunidade escolar. Os alunos participantes organizaram apresentações dos trabalhos desenvolvidos durante todo o ano com os mediadores e facilitadores do programa.
O evento, nomeado “Nos pés do morro ao balanço do mar: uma identidade do povo vileiro”, contou apresentações dos trabalhos produzidos pelos alunos, que envolviam temas como o bullying nas escolas, a história da Vila de Ponta Negra, e abordagens de Língua Portuguesa e Matemática. Um dos trabalhos, desenvolvido pela mediadora Emanuella França com os alunos do 3º ao 5º ano, teve o objetivo de desafiá-los a criar um livro, do início ao fim. “Eu dividi os grupos e eles ficaram responsáveis por formar uma história, criar os desenhos, os personagens, dar nome e cor a tudo, e eu só os auxiliei. Dessa forma, eles estão desenvolvendo a leitura, a escrita e a imaginação. Foi um resgate da literatura.”
O programa, que busca estimular o processo de aprendizado dos alunos, através de abordagens diferentes da sala de aula, foi desenvolvido na escola pela articuladora Ana Paula Costa. “Antes de mais nada, eu fui em busca de conhecer mais sobre os alunos e vi que o que eles realmente queriam era uma escola. Mas não aquela apenas de sala de aula. Eles queriam ter esses movimentos, mostrar que são capazes, que podem se dar bem no esporte, na dança, podem promover uma mostra cultural numa escola pública de qualidade, então foi isso que procurei desenvolver com eles através do Mais Educação”.
Um outro projeto desenvolvido é o Jornal do Novo Mais Educação, onde os alunos são responsáveis pelas escolhas das pautas. O jornal conta com seção de receitas, de passatempos, entrevistas e notícias da escola. Em conversa com o aluno João Vinícius Silva dos Santos, de 13 anos, que participa da atividade, ele contou um pouco sobre o trabalho. “A professora nos reúne e vários alunos falam sobre o que colocar no jornal, e assim escolhemos entre entrevistas, receitas, passatempos e assuntos sobre a escola. Vários grupos vêm e ajudam a fazer o jornal da escola. Já tem três edições”.
Ao final do evento, os alunos fizeram manifestações culturais de dança, inspiradas no tema da mostra cultural, sobre a identidade do povo vileiro. Além disso, também houve apresentações dos alunos da capoeira e do karatê.
Foto: Divulgação
Fonte: Prefeitura de Natal