Nesta quarta-feira (17), a Escola Municipal Santa Catarina e o Centro Municipal de Educação Infantil Paulina Engrácia, localizados no bairro Potengi, receberam as coralistas que cantaram o repertório “Canta Brasil”.
O concerto didático mostra como nasceu à música brasileira a partir das culturas indígenas, portuguesas e africanas, misturando ritmos e recuperando composições que mostra toda união cultural que originou a musicalidade brasileira. Esse já é o segundo ano que o repertório Canta Brasil mantem o circuito de exibições nas escolas da rede municipal, despertando a curiosidade e um aprendizado a partir da arte do canto coral.
A diretora administrativa da E. M. Santa Catarina, Juliana Dal Ava, disse que é a primeira vez que o coral se apresenta na escola e é extremamente importante para ampliar os conhecimentos dos estudantes através da música. “Inclusive a escola teve um projeto de coral e deu uma parada. Mas é extremamente importante para os alunos do primeiro ao terceiro ano do período da tarde, terem esse contato com a música, com os instrumentos musicais e para a disciplina de Artes, eles viverem e conviverem com essa realidade”, explicou Juliana.
A aluna Elisa Santos, de oito anos, estudante do segundo ano da escola Santa Catarina, assistiu pela primeira vez a apresentação de um coral. “É muito legal e foi bonito, gostei de ver também o material de música”.
Simone Tavares, diretora administrativa do CMEI Paulina Engrácia, comentou que foi com uma imensa alegria que recebeu o coral pela primeira vez, por está oferecendo a comunidade e as famílias uma oportunidade de prestigiar o evento musical. “Esse concerto didático envolve pais e alunos, porque muitas crianças não têm acesso há um pouco de cultura, um pouco de arte. Para nós, professoras, são um imenso prazer e alegria ter esse momento e nós somos privilegiadas com a presença do coral”, constatou Simone.
“Nós criamos um recital de várias canções para transmitir o trajeto da música nacional. E as obras musicais do concerto didático, tem a inspiração nos costumes e crenças do índio, do branco e do negro, que formam a base da população brasileira”, afirmou a professora e regente do coral “Sons da Terra”, Rosângela Albuquerque.
Imagem: Adrovando Claro
Fonte: Prefeitura de Natal