A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebe, entre os dias 19 e 21 de junho de 2019, o XII Encontro Nacional de História da Mídia, com o tema A mídia e os estratos do tempo: memória, presente e futuros da mídia. A 12ª edição do encontro reunirá estudantes de Comunicação Social e áreas afins, professores, pesquisadores e profissionais interessados em processos históricos da mídia com o objetivo de articular investigações que interligam os campos da História e da Comunicação e que procuram sanar lacunas existentes na historiografia do campo por todo o país. O evento tem, na organização local, a participação dos professores do Departamento de Comunicação da UFRN, Valquiria Kneipp e Daniel Meirinho.
Promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR) e realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio dos cursos de Jornalismo, Audiovisual e Publicidade e Propaganda do Departamento de Comunicação Social, o Encontro discutirá temáticas voltadas às práticas comunicacionais, midiáticas e suas relações com a construção da memória, além da intersecção com a história de cada campo e os processos deontológicos que marcam cada uma das áreas envolvidas. A realização do evento visa proporcionar um ambiente apto a troca de conhecimento e ao fortalecimento das pesquisas sobre história da comunicação em todas as suas nuances.
Segundo a organização geral, a temática desenvolvida em 2019, com a abordagem dos estratos do tempo, foi proposta para pensar a trajetória, história e memória da mídia como agente articulador entre experiências históricas, contemporâneas e futuras no campo da comunicação. Para isso, serão debatidos tópicos das áreas de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, entre outros, desde a perspectiva histórica até o impacto da mídia nos acontecimentos contemporâneos.
Os Encontros Nacionais da ALCAR sempre contam com conferencistas e/ou palestrantes internacionais – americanos, europeus e latino americanos – além de nomes nacionais e reconhecidos no campo acadêmico-científico. Os onze encontros da Alcar já reuniram cerca de 5 mil pessoas, entre pesquisadores e ouvintes. No histórico de edições do evento, mais de 2.500 papers foram inscritos e apresentados nos onze encontros nacionais. Somando-se aos eventos regionais, esse número sobe para cerca de 4.500 artigos. Informações sobre inscrições, submissão de artigos e grupos de trabalho estão disponíveis no site: http://www.cchla.ufrn.br/alcar2019.
Em 2019, o congresso contará com nove Grupos Temáticos (GTs) que se distribuem em: História do Jornalismo; História da Publicidade e da Comunicação Institucional; História da Mídia Digital; História da Mídia Impressa; História da Mídia Sonora; História das Mídias Audiovisuais; História da Mídia Visual; História da Mídia Alternativa e Historiografia da Mídia. Para os GT’s estão sendo aceitos textos de professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Estudantes de graduação podem submeter artigos em parceria com seus orientadores. Profissionais ou empresários que atuaram como testemunhas oculares da história da mídia também são convidados a enviar propostas.
O último encontro nacional reuniu 468 participantes de todas as regiões brasileiras, além de pesquisadores de Portugal e França. Na ocasião foram apresentados 306 artigos, um total de 486 autores, distribuídos em 46 sessões temáticas. Esta é a terceira vez que o evento é realizado em uma cidade do Nordeste. A primeira vez foi em São Luís (MA), em 2006; e a segunda na cidade de Fortaleza (CE), em 2009.
Crédito da Foto: Reprodução/ALCAR
Fonte: https://ufrn.br