A Escola Municipal Quarto Centenário, localizada no bairro de Petrópolis, participou na tarde da quarta-feira(29), do projeto Teatro Móvel “Eu Consigo”, instalado no pátio do Museu do Folclore na Ribeira. A turma do nono ano, com 28 alunos, na faixa etária dos 14 aos 16 anos, assistiram a peça que conta a história de Luna e Lara, meninas imaginativas e inventivas.
O grupo de teatro trabalha com criação de histórias autorais e contação de obras importantes da literatura brasileira, foca em narrativas protagonizadas ou escritas por mulheres e busca, de forma lúdica, levar para o universo infantil, temas contemporâneos, como igualdade de gênero, tecnologia e empoderamento.
De acordo com a professora de Artes, Neyre Kely Dantas, essa turma já vem desenvolvendo o conhecimento na área de teatro dentro da disciplina, estudando a história e as formas que essa arte se apresenta para o público. “Os alunos vivenciam esse momento dentro do caminhão, que é a proposta de teatro itinerante, que é bem antigo, desde da idade média, onde existiam os saltimbancos que saiam pelas estradas. E ter essa ideia do que é esse espaço que o teatro utiliza, explorando vários lugares, tanto na rua, quanto ali dentro do caminhão ou no espaço fechado como um teatro. Após eles assistirem a peça, vão realizar um trabalho dentro da sala de aula sobre o espaço teatral, para melhorar o conteúdo, que é o teatro como cultura para o público”, explicou Neyre Kely.
A aluna Elaine Carolina disse que gostou muito da peça que apresenta uma narrativa escritas por mulheres sobre o mundo de tecnologia e ciências, e que serviu como um conhecimento a mais para o desenvolvimento do trabalho de teatro. “Foi maravilhoso conhecer novas experiências e vivenciar temas diferentes dentro das peças teatrais. Eu amo teatro”, comentou.
A Prefeitura do Natal está apoiando o projeto “Teatro Móvel”, que busca inspirar crianças a trabalhar com tecnologia. Na terça-feira (28), a Escola Municipal Ulisses de Góis também participou do “Eu Consigo”, com um grupo de estudantes e professores.
Imagem: Aldrovandro Claro
Fonte: Prefeitura de Natal