Com a chegada do outono, é comum surgirem sintomas como febre, dor de cabeça, dor muscular e cansaço. Gripe e resfriado são comuns, principalmente nessa época. Mas como diferenciar os dois? Muita gente acha que está gripada, mas na verdade é só um resfriado.
A gripe é causada por um vírus mais potente, que causa sintomas mais intensos e por mais tempo. Dá febre, dor forte no corpo, congestão por até 10 dias. Já o resfriado é mais brando, os sintomas são mais leves e duram menos tempo.
Gripe: é causada pelo vírus influenza. Seus sintomas geralmente aparecem de forma repentina, com febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo e cansaço. Entre o segundo e o quarto dias os sintomas do corpo tendem a diminuir enquanto os sintomas respiratórios aumentam, aparecendo com frequência uma tosse seca. Como no resfriado, na gripe a presença de secreções nasais e espirros é comum.
Resfriado: é causado na maioria das vezes por rinovírus. Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais. A congestão nasal também é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre ou apenas febre baixa.
Cuidados
- Não espirrar e nem tossir sem proteger a boca
- Lavar as mãos com água e sabão após tossir, espirrar ou usar o banheiro; e antes de comer e tocar olhos, boca e nariz
- Evitar aglomerações e ambientes fechados no período de transmissão
- Manter o ambiente doméstico arejado e com luz solar
- Ter hábitos saudáveis – alimentação balanceada, constante ingestão de líquidos e atividade física
- Repousar
- Usar álcool gel e lenço de papel descartável
- Evite antibióticos
- Tome sol para receber vitamina D
- Beba chás e sopas
O que fazer? Tomar bastante líquido, ter uma alimentação saudável e ficar de repouso. Tudo isso para ajudar o sistema imunológico a eliminar o vírus mais rapidamente.
O que não fazer? Não estresse seu corpo, não faça atividade física intensa e nem se automedique.
Quando procurar um médico?
- Tiver febre alta com dificuldade de baixar totalmente
- Febre persistente por mais de três dias
- Falta de ar (pode indicar comprometimento do pulmão)
- Dores fortes pelo corpo (pode ser outra doença, como dengue)
- Dor de cabeça forte e/ou vômitos (muitas viroses podem evoluir com quadros de meningite)
A melhor forma de prevenir a gripe e suas complicações é tomando a vacina. Todos os anos é necessário receber uma nova dose.
Fonte: Globo.com
Imagem: iStock