Neste domingo (7) é comemorado o Dia Mundial da Saúde. A data tem como finalidade conscientizar a população a respeito da importância de manter o corpo e a mente saudáveis. Dentre os cuidados básicos, ainda é uma preocupação dos profissionais de saúde a ingestão de água de qualidade. De acordo com o nutricionista Rodrigo Ruegg, em todo tempo a água participa de algum processo no organismo, seja de digestão, absorção, transporte de nutrientes, circulação e até para excreção.
“A água também proporciona a estrutura celular, lubrifica e protege nossos órgãos internos e o mais importante, controla a temperatura do corpo”, complementa o professor do curso de Nutrição da Faculdade Estácio.
O baixo consumo de água pode ocasionar problemas como fadiga, constipação intestinal (prisão de ventre), reumatismo, enxaqueca. Em contraponto, além de evitar os problemas citados, a ingestão do líquido traz benefícios para uma pele saudável, ajuda no combate ao sobrepeso, regula a temperatura corporal, melhora a absorção e distribuição de nutrientes. A água mineral também é composta por sais minerais essenciais ao corpo humano.
Estatísticas da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que 58% dos municípios no Brasil não possuem água tratada, o que sugestiona as pessoas a comprarem água de beber. “Como a informação sobre a importância de se beber água confiável tem sido cada vez mais popularizada, a gente percebe que isso tem influenciado no mercado de água mineral. No RN, hoje, praticamente 60% dos potiguares consomem o produto”, revela Djalma Cunha, presidente do Sindicato da Indústria de Águas Minerais e Bebidas em Geral do RN (Sicramirn).
Cuidados com os garrafões e geláguas
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam) a água mineral engarrafada representa cerca de 90% do comércio de água mineral do país. Esta água passa por uma série de fiscalizações em todas as suas etapas, desde a captação na fonte de origem até chegar ao mercado, e para garantir a qualidade do produto é necessário alguns cuidados por parte do consumidor.
Antes de instalar o garrafão de água, deve-se higienizar o bebedouro: o bucal, o filtro e em seguida lavar dentro do bebedouro com água e detergente neutro. Se possível, retire as torneiras e limpe-as também. Para uma limpeza mais adequada é indicado utilizar uma solução de três colheres de água sanitária com 1L de água limpa. Mexa bem, deixe escorrer um pouco da mistura pela torneira do bebedouro e aguarde 15 minutos. Por fim, o ideal é enxaguar o suporte com muita água limpa para evitar que fiquem resíduos da solução.
Imagem: Getty Images
Fonte: G1