Esse é um dos fatos mais inusitados que poderia acontecer durante um show! E não era qualquer show, aconteceu durante o Rock in Rio 3!
O Surto se preparou para o show, tínhamos toda a equipe escolhida e qualificada para o grande dia do Festival. O nosso roadie era o “Cacique” (que hoje em dia virou um grande produtor). Tínhamos o “Baiano” na mesa de monitor e o “Garrafa” como responsável pelo P.A. (o som que sai nas caixas de frente para o público). Notem: só nomes peculiares rsrs!
Lembro que o guitarrista Wilcley, sempre cobrava ao Garrafa para que tivesse o maior cuidado com o P.A., pois era muito importante que o nosso som saísse “pesado” no som de frente, que as pessoas sentissem que éramos uma banda de rock pesado, que vínhamos do underground, com influências de bandas como System of a Down, Pantera, Machine Head e Sepultura – essa era nossa referência de sonoridade. E o “garrafa” todo animado respondia pro guitarrista: “não se preocupa, vai ficar Jeff Beck! Rsrs”. Era quando nós nos preocupávamos, pois a referencia dele era um pouco mais antiga do que as nossas! Mas tudo bem, o Garrafa era um técnico de som bastante experiente e tarimbado no circuito musical, principalmente no Rio de Janeiro. E fomos para o show!
O Garrafa aproveitou para levar um amigo (também técnico de som) como companhia, para ficar ali do seu lado sacando o show. Assim que este começou estava tudo certo, o som da bateria, do baixo, da guitarra… mas o vocal não saiu no P.A. assim que o Bolo (vocalista) começou a cantar. Nesse momento o “Garrafa” entra numa espécie de pânico para tentar adivinhar qual o motivo que a voz principal não estava saindo… mexeu pitoco “praqui e praculá” e não descobria o que estava acontecendo! Foi quando ele achou que o microfone do vocalista só podia estar desligado! Ele então, numa situação já de desespero, resolve sair correndo da “house mix” (lugar que fica na frente dos palcos com as mesas de som) em direção ao palco, para tentar avisar ao vocalista que ligasse o microfone pois não estava saindo a voz!
Era uma distância considerável, existia um corredor que dividia a multidão ao meio, entre a “house mix” e o palco. Um detalhe é que o Garrafa era bem gordo e forte, e disparou correndo o máximo que podia em direção ao palco. Quando os seguranças viram a cena, uma pessoa enorme correndo em direção ao palco, não contaram conversa…pularam em cima do Garrafa pra tentar impedir que ele chegasse! Lógico, os seguranças nem imaginavam que se tratava do técnico de som da banda, acharam que era algum fã tentando invadir o palco.
Foi nesse momento que eu vi a cena! Imagina, você estar no palco do Rock in Rio, fazendo o show da sua vida, quando você olha para baixo e vê uma confusão, dezenas de seguranças tentando segurar uma pessoa, que lutava desesperadamente para se livrar deles… e ele, só com uma braçada, jogava uns 2 ou 3 segurança de lado e os caras voltavam pra cima. Só me lembro dele levando uma gravata no pescoço sinistra! Daí imaginei: “meu Deus o que é isso, o que será que está acontecendo?” Foi quando percebi que era o Garrafa! Nosso técnico de som! Então fiquei mais preocupado ainda!!!
Pensei: “meu Deus, ali é o nosso técnico de som levando uma gravata dos seguranças!!… quem será que está cuidando do nosso P.A.???” E o Garrafa gritava, dizendo que era da banda, que o vocalista ligasse o microfone! Foi quando olhei de lado e dei o toque ao Cacique (nosso roadie) para correr lá e ver o que estava acontecendo. E o Cacique saiu correndo para ajudar o garrafa e informar que ele fazia parte da equipe da banda!!!
Agora vem o mais interessante! Enquanto o Garrafa passava por esse perrengue, o amigo dele, que também era técnico de som e ficou lá na house mix, achou o botão que estava “mutando” o microfone, liberou o som e ele passou a funcionar perfeitamente.
Até o Cacique voltar para o palco e nos tranquilizar que o mal entendido tinha sido solucionado, foi um momento de desespero para mim também, que fiquei achando que nosso som inteiro estava sendo prejudicado no P.A. do Rock in Rio.
A história completa eu só vim a saber depois que terminou o show e nos explicaram porque o nosso técnico de som estava sendo atacado por seguranças em pleno show do Rock in Rio!
E os fatos curiosos desse show não parou por aí, semana que vem eu volto para contar outra presepada grande que rolou durante nosso show!! Até a próxima amigos!