O Governo do Rio Grande do Norte entregou um plano com ações para executar na área da saúde. O Plano Estadual de Saúde foi entregue ao secretário Executivo do Ministério da Saúde (MS), João Gobbardo dos Reis, em Brasília.
De acordo com o Poder Executivo potiguar, o documento apresenta as ações e recursos necessários para equacionar, no curto e médio prazos, as situações mais críticas e evitar o colapso na prestação de serviços no setor. A governadora Fátima Bezerra destacou como um dos principais gargalos da crise as filas das cirurgias eletivas e de urgência que hoje já somam mais oito mil procedimentos.
“A reunião com o doutor João Gobbardo foi extremamente cordial e ele recebeu muito bem as nossas requisições. Apresentamos nossas demandas que requerem apoio do Ministério com o aporte de recursos para que tenhamos um adicional financeiro e possamos enfrentar essa crise que estamos vivendo no estado na atenção à saúde”, afirmou Fátima Bezerra. Também estiveram no encontro o secretário de Saúde, Cipriano Maia, a senadora Zenaide Maia e o deputado federal Rafael Motta.
De acordo com Cipriano Maia, o secretário do MS firmou o compromisso de publicar “em breve” a portaria que integra o Hospital da Polícia Militar ao SUS. Cipriano frisou ainda que a partir do plano será possível planejar a reestruturação do sistema de saúde no Estado. “Nós temos demandas para ampliação do Samu, recuperação da nossa rede hospitalar, o apoio para implantação dos consórcios regionais e policlínicas”, disse.
Fonte: G1 RN
Image: divulgação