Quem vai ao litoral sul do estado já deve ter passado pela feirinha localizada no distrito de Pium, a caminho da praia de Cotovelo, em Parnamirim, Região Metropolitana de Natal. O colorido das frutas tropicais e a diversidade de produtos regionais atrai turistas e potiguares que transitam pelo local. Quem vai para as praias de Cotovelo, Pirangi, Búzios e Tabatinga tem a feirinha como ponto de parada.
Mas a localização da feira tem dividido opiniões e gerou uma ação popular feita por alguns moradores da área. Eles alegam que falta regulamentação e fiscalização da feira. A Justiça Estadual acatou a ação e determinou a retirada da feirinha de Pium do local onde já está instalada há cerca de 30 anos. Mas um novo endereço da feira ainda não foi definido.
Beatriz Silva mora em frente à feira, mas afirma que não participou da ação. Ela diz que se sente incomodada com a sujeira e com a movimentação, principalmente no período da noite. No entanto, quem vende no local diz que não sabe o que fará com a mudança. Rafael Damasceno é feirante e relata que ainda não tem lugar definido para a feira ser abrigada, e que os vendedores só sairão quando tiverem onde trabalhar.
Rayane Noronha é ciclista e cliente da feirinha. Ela afirma que vê a mudança com pesar. “Me preocupa a retirada da feira porque não compreendo o motivo. Atrai turistas. É uma parada obrigatória para quem transita por aqui”, ressalta.
Fonte: OP9 RN
Imagem: Magnus Nascimento