O número de assassinatos no RN em 2019 está 40,2% menor que em 2018. Ano passado foram 388 Condutas Violentas Letais Intencionais (CVLI). Este ano, até dia 28 de fevereiro, 232; o que representa uma redução de 156 mortes, no período.
Os números foram divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), após apuração da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine).
Quando a comparação é feita somente no mês de fevereiro, a redução permanece na mesma casa: foram 178 mortes em 2018 contra 102 em 2019; uma redução de 42,6% (76 assassinatos a menos).
Outro dado destacado pela Sesed foi que em fevereiro deste ano nenhum feminicídio foi registrado. Em janeiro deste ano seis casos do tipo foram registrados.
Do total de CVLIs nestes dois meses de 2019, a maior parte (86%) foi cometida com uso de arma de fogo e, do total, 126 casos foram dolosos, quando há a intenção de matar. Também de acordo com os dados, o tráfico de drogas é a principal causa relacionada aos crimes.
A Secretaria de Segurança acredita que essa redução é resultado de um trabalho integrado e baseado na análise de dados criminais que direcionam a atuação das polícias. Além disso, também creditam parte dessa redução à operação Verão, que intensifica o patrulhamento nessa época do ano na Grande Natal e nas praias.
Crédito da Foto: Reprodução/ Capital Teresina
Fonte: OP9