O aplicativo de mensagens WhatsApp bane mais de dois milhões de contas todos os meses. Diariamente, recebemos tantas mensagens que perdemos noção da grandiosidade e dos fatos que acontecem dentro do App. O mensageiro estima que, no momento, eles conseguem identificar e desligar 75% das contas falsas que espalham Fake News e spam. (via Mashable)
Os dados de combate contra as notícias falsas foram divulgados em uma coletiva com a imprensa realizada em Nova Delhi, na Índia — um mercado importantíssimo para frear a divulgação dessas falsidades.
Na Índia, o problema com as Fake News é muito maior do que o brasileiro: lá, dezenas de pessoas já foram linchadas depois de serem falsamente acusadas de sequestrar crianças.
O que o WhatsApp quer fazer com as novas medidas é tentar cortar o mal pela raiz. De acordo com os dados divulgados, muitas contas falsas não conseguem nem mandar sua primeira mensagem. Através de checagens constantes, o App consegue detectar 20% das contas falsas ainda no ato de registro do usuário. O algoritmo faz isso comparando números e regiões típicas onde essas contas falsas atuam.
Outra forma usada para detectar a falsidade é averiguar se uma conta engaja em um número irreal de conversas imediatamente após a sua criação. A checagem logo na criação das contas é importante pois, segundo o WhatsApp, assim é possível impedir que mensagens maléficas se espalhem.
Nos últimos meses, o aplicativo está apresentando várias mudanças anti-Fake News, como restringir o compartilhamento de mensagens para no máximo cinco pessoas. Anteriormente, era possível repassar mensagens para até 20 contatos ou grupos de uma vez só.
Apesar de todas essas mudanças positivas para o cenário mundial, o Facebook de Mark Zuckerberg ressalta: cada vez que as medidas anti- Fake News evoluem, as empresas e máquinas que compartilham as notícias falsas evoluem junto.
Fonte: Jovem Nerd