O nascimento da filha caçula, Ana Cristina, no fim de 2018 deu aquela energia a mais que Clodoaldo Silva precisava para encarar com garra e brilho nos olhos um ano que promete muitas novidades. O ponto de partida é hoje, dia 01º de fevereiro, quando o eterno “Tubarão Paralímpico” completa 40 anos. Uma data significativa para o ex-nadador que se aposentou após os Jogos Paralímpicos do Rio em 2016. Até o visual ganhou uma repaginada! Nas redes sociais, Clodoaldo mostrou o momento em que depilou a barba, ao som do chorinho ainda tímido de Ana Cristina, irmã de Anita, hoje com 7 anos.
https://www.instagram.com/p/BtTw_AtBuiU/?utm_source=ig_embed
– Estou muito feliz com os meus 40 anos. Nem nos meus maiores sonhos eu pensava que chegaria com a experiência que tenho e com o reconhecimento que as pessoas dão pra mim hoje. Eu tenho orgulho também de ter contribuído para que o esporte paralímpico do Brasil se tornasse mais conhecido após os Jogos de 2004, em Atenas. – avaliou o ex-nadador que, em cinco edições de Jogos Paralímpicos, conquistou 14 medalhas (6 ouros, 6 pratas e 2 bronze). Só na Grécia, foram 6 ouros e 1 prata.
O ano de 2019 promete ser agitado para o ex-atleta. Um dos projetos que Clodoaldo quer pôr em prática nos próximos meses é voltado para crianças e adolescentes. O “Clodoaldo Silva na sua escola” tem o objetivo de ministrar palestras em instituições de ensino, nas quais ele falará também da importância da inclusão, igualdade nos direitos e acessibilidade. Ele tem também feito alguns trabalhos em empresas voltados para o incentivo de contratação das pessoas com deficiência.
– Eu tenho muitos fãs que são jovens, adolescentes e crianças e o futuro do nosso país estará com eles. Temos que dar valor para a educação e falar de inclusão para as crianças desde muito cedo – afirmou Clodoaldo.
O lançamento do Instituto Clodoaldo Silva também está na lista de prioridades. A ideia é desenvolver projetos próprios de educação, inclusão, esporte e acessibilidade. O ciclo de atividades será fechado com o lançamento do seu livro em fevereiro de 2020.
– Agora eu vou me dedicar a outros projetos e vou investir muito em comunicação, iniciarei um trabalho totalmente voltado para a inclusão das pessoas com deficiência. Então eu pretendo utilizar a minha imagem para levantar a bandeira da acessibilidade e em prol de políticas públicas efetivas para essa parcela da sociedade. Avançamos muito, mas precisamos de muito mais para que nós, deficientes, estejamos em pé de igualdade com as pessoas ditas “normais”. – projetou Clodoaldo.
Maior medalhista paralímpico entre os homens na natação, com 24 pódios nos Jogos, Daniel Dias também deixou mensagem de parabéns para Clodoaldo, a quem chamou de “minha inspiração”.
https://www.instagram.com/p/BtV0VlxhL5L/?utm_source=ig_embed
Por Bruna Gosling
Imagem de capa: André Durão
Fonte: Globo Esporte