Os três hospitais universitários federais no Rio Grande do Norte, Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN) e Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN), vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), irão realizar neste próximo sábado, 14 de dezembro, um mutirão de cirurgias e exames. A ação, conhecida como Dia E, faz parte da mobilização nacional Ebserh em Ação que envolveu 44 hospitais universitários federais em todas as regiões brasileiras desde outubro de 2024. O objetivo é reduzir as filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar o acesso a procedimentos importantes para a saúde da população.
O que já foi feito e o que será realizado no Dia E
Por meio do Ebserh em Ação, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN) realizou o mutirão de cirurgias urológicas, chegando a atender cerca de 20 pacientes. Também promoveu atendimentos oftalmológicos de pacientes da comunidade quilombola Capoeiras, do município de Macaíba, para diagnóstico de retinose pigmentar. Realizou ainda 30 cirurgias oftalmológicas (catarata, pterígio) e o atendimento de 23 pacientes para tratamento medicamentoso de retina. Além disso, foram feitas 1.067 cirurgias nos centros cirúrgicos geral e ambulatorial e 1.517 exames com finalidades diagnósticas.
“A Oftalmologia vem realizando um esforço, aumentando o quantitativo nos dias úteis ao longo da ação. O Centro Cirúrgico Ambulatorial tem funcionado em horários extras no período da tarde, já que, normalmente, o atendimento não ocorre em todas as tardes”, explica o Gerente de Atenção à Saúde da Huol, João Ferreira de Melo Neto.
As ações programadas para o Dia E são a realização de 30 procedimentos cirúrgicos, 20 tomografias, 15 ultrassonografias, 35 ecocardiogramas, 10 espirometrias e 16 cateterismos cardíacos.
O Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN) já realizou até o momento, por meio do Ebserh em Ação, 631 exames de Raio-x, 360 cirurgias eletivas, e 1.145 mamografias, totalizando 2.136 procedimentos. Para o Dia E estão programados 80 exames de raio-x, 80 mamografias e 20 cirurgias.
“Este hospital universitário tem se destacado na forma de cuidar, trazendo resolutividade, mas principalmente a humanização e o trabalho interprofissional. A iniciativa da rede Ebserh traz uma perspectiva ampla na resolução das demandas via SUS”, destacou a Superintendente do Huab-UFRN, Maria Claudia Medeiros.
A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN) iniciou a ação em 17 de outubro, e tem feito uma média de quatro histeroscopias por semana, além de exames de imagem, como o de ultrassonografia. Até o momento, foram realizadas 1.135 ultrassonografias, 634 mamografias bilaterais, 245 cirurgias ginecológicas e 82 ecocardiografias transtorácicas pediátricas. No Dia E, o Centro Cirúrgico da MEJC fará doze histeroscopias cirúrgicas da fila do Plano Estadual de Redução de Filas Cirúrgicas.
“Esse esforço conjunto tem um benefício excelente para a população, que por vezes, espera anos para realizar um procedimento. A MEJC, conhecedora da extrema dificuldade de ser realizada na rede pública a histeroscopia cirúrgica, e ciente da fila de espera do estado, escolheu a realização desse procedimento no Ebserh em Ação”, destaca a Médica da Mejc, Maria da Guia de Medeiros Garcia.
A campanha Ebserh em Ação começou em outubro e, durante nove semanas, foi uma mobilização nacional que visou ampliar atendimentos no SUS por meio de mutirões de cirurgias, exames e outros procedimentos nos hospitais universitários federais. Além disso, faz parte do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas(PNRF), do Ministério da Saúde.
Sobre a Ebserh
O Huol, Huab e a MEJC fazem parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Imagem: Reprodução
Fonte: Agecom/UFRN
Comentários