Imagina você estar tranquila em sua rotina diária, e de repente encontra com aquela pessoa que fez sua vida um caos, trazendo ruína e destruição para toda sua família transformando seu destino em um embaranhado de terror e desilusão, fazendo com que se sentisse culpada e preferisse manter-se cabisbaixa, sem manifestações nenhuma de tamanho eminente de se poder.
Assim é Amarílis, uma jovem de 20 e poucos anos que reside na cidade de Fragária, sob o domínio da República, um lugar em que a magia é proibida e qualquer manifestação pertinente pode ocorrer em um perigo contra a própria vida, então, para evitar conflitos e tragédias, como sucedeu com sua mãe anos atrás, ela evita expressar seus poderes por aí, mantendo focada em seu trabalho e sua rotina habitual.
Mas um dia num acaso, Amarílis se vê diante do homem que causou o infortúnio na vida de toda sua família, e sua raiva se tornou algo inconsolável, fazendo com que ela jurasse vingança a todo o custo. Então, a jovem feiticeira convoca um demônio para fazer um pacto, prometendo a morte do general que destruiu sua mãe. Porém, sua oferenda é muito simples ofertado ao demônio Tolú, que revela que para causar a morte de uma pessoa ela precisa entregar mais, o que a faz insistir e persistir em sua desforra para fazer justiça sobre algo que impulsionou completamente sua vida e seu destino.
Assentada por seus melhores amigos Rosalinda e Antúrio, a jovem embarcará em uma jornada intenso e comovente, encarando de frente seu passado e desvendando segredos significativos ao longo desta jornada envolto de fantasia, romance e empoderamento, permeado de monstros inusitados e corriqueiros, relações intensas e amores imprevisíveis, em uma missão em que Amarílis precisa buscar forças distintas para ter aquilo que mais almeja.
O romance de fantasia da autora Fernanda Castro, Mariposa Vermelha, foi lançado em 2023, e no ano de 2024 tornou-se um dos livros mais notórios da literatura contemporânea nacional, com suas metáforas singulares e subjetividades, a obra desperta distintos sentimentos, que elevam os limites dos seres humanos a entender suas repressões, entre obscuridades relativas que se encaixam a uma narrativa delinear e satisfatória.
O sucesso de Mariposa Vermelha foi tão significativo que a autora está entre as semi-finalistas de uma dos prêmios mais axiomático da literatura brasileiro, estando indicada na categoria Romance de Entretenimento do Prêmio Jabuti, que pegou a autora de surpresa, mas que foi gratificante ao receber a notícia deste feito tão honroso para sua obra e também, sua carreira.
“Ter um livro indicado ao Jabuti é um reconhecimento enorme do trabalho duro não só do autor, mas de todas as pessoas envolvidas no processo editorial de apresentar uma história ao público. Fico ainda mais honrada por estar representando a fantasia e o romance romântico, dois gêneros pelos quais sou apaixonada e que não costumam receber tanto espaço nesse tipo de premiação. Estou muito feliz“, conta a autora.
Mariposa Vermelha foi publicado em julho de 2023 pela Suma do grupo Companhia das Letras, está disponível nas principais livrarias do Brasil em livro físico, e também, na Amazon Brasil na versão eBook.
Fonte: O Barquinho Cultural
Comentários