A Agência de Oportunidades da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs) comemora a sua expansão no interior do Rio Grande do Norte. O projeto já alcança 15 escolas, estimulando a troca de conhecimentos sobre gestão com alunos do ensino básico. Visando aumentar ainda mais o alcance, a agência disponibiliza um formulário onde as escolas interessadas podem se cadastrar para poder receber a agência.
Graduandos dos cursos de Administração da universidade, tanto de Currais Novos como de Natal, participam das ações. A principal estratégia nessas atividades envolve a motivação pessoal e a autodeterminação, “visando contribuir para evitar a evasão nos níveis escolar e universitário, além de fortalecer elementos essenciais para uma boa base profissional”, como informa a responsável pelo projeto, Silvia Costas, professora de Administração da Felcs.
Surgido em 2019, a Agência de Oportunidades teve inspiração no Clube da Oportunidade — que nasceu em 2006, por meio da organização não-governamental Movimento de Saúde Mental Comunitária, no Ceará — e promove diferentes atividades nas escolas. Na lista de ações que desenvolvem, estão práticas comunicativas, planejamento de carreira, elaboração de currículos e preparação para entrevistas.
Inclusive, um destaque do projeto é ter conseguido contato com empresas, para que alunos de uma das escolas atendidas pela agência possam participar de processos seletivos. A ideia é que isso seja ampliado, porque esse contato com contratantes ainda está em experimentação.
Em 2021, a Agência de Oportunidades conseguiu ser finalista no Prêmio Impactos Positivos, na categoria Economia. O prêmio tem patrocínio do Sebrae e é considerado o Oscar do Bem brasileiro: o evento reconhece iniciativas de desenvolvimento sustentável no contexto nacional. Naquele mesmo ano, a agência venceu o prêmio num empate, no qual também foi reconhecida a Acelera Turismo, de Caieiras/SP.
Imagens: Divulgação
Fonte: Agecom/UFRN