A avaliação do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) acontecerá neste domingo, dia 9. O exame será aplicado das 13h às 17h, nos locais indicados no cartão de realização da prova, disponível na Área do Candidato.
As pessoas candidatas realizarão a prova no campus do IFRN para o qual se inscreveram, exceto em casos em que o número de inscritos exceda a capacidade física da unidade. Nessa situação, será indicado um local alternativo dentro do mesmo município.
O acesso aos locais de prova será permitido entre 12h e 12h45, com fechamento dos portões rigorosamente às 12h45. As pessoas candidatas devem chegar com pelo menos uma hora de antecedência.
Documentação obrigatória
Para ingressar na sala de provas, é necessário apresentar um documento original de identificação, usado no ato da inscrição, juntamente com o Cartão de Realização da Prova, caso solicitado. Além dos documentos físicos, são aceitos os documentos digitais da Carteira de Identidade Nacional (CIN), e-Título, CNH ou RG, desde que apresentados nos aplicativos oficiais.
Protocolos, certidões, carteiras de estudante, cópias autenticadas e outros documentos não serão aceitos. Em casos de perda ou roubo do documento, o candidato poderá apresentar um Boletim de Ocorrência com no máximo 90 dias de emissão, sendo o fato registrado em ata. Caso contrário, o estudante será impedido de realizar a avaliação.
Estrutura da avaliação
A prova presencial do ProITEC será composta por 50 questões de múltipla escolha, organizadas em três disciplinas: 20 questões de Língua Portuguesa, 20 questões de Matemática e 10 questões de Ética e Cidadania, com base nos conteúdos do Ensino Fundamental, conforme o programa do Anexo II do edital. O escore final será determinado pelo número de acertos, com pontuação normalizada de 0 a 100.
Regras durante a prova
As pessoas candidatas não poderão portar itens como celulares, bonés ou aparelhos eletrônicos. Caso possuam algum desses itens, deverão guardá-los em envelopes fornecidos pela Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern). Telefones celulares, mesmo guardados, devem permanecer desligados; qualquer som emitido implicará na eliminação da candidata ou candidato.
A prova consistirá em 50 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas, das quais apenas uma estará correta. As pessoas candidatas terão até quatro horas para completar o exame. Os gabaritos preliminar e oficial serão divulgados posteriormente nos sites do IFRN e da Funcern.
Imagem: Divulgação
Fonte: IFRN