Após meses de embates entre a Prefeitura do Natal e o órgão ambiental Idema, a obra da engorda da praia de Ponta Negra começou nesta sexta-feira 30. A draga contratada para a realização dos trabalhos iniciou os serviços nas primeiras horas da manhã. Ao longo dos próximos 93 dias, a embarcação vai retirar areia de uma jazida em alto mar e aterrar o material em Ponta Negra.
A embarcação atracou no Porto de Natal na quinta-feira para ser abastecida, e, nesta sexta-feira, já deu início ao serviço. Segundo a empresa contratada, a embarcação vai operar 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Segundo a prefeitura, a obra será realizada em um trecho de 4 km da praia, indo do hotel Serhs até o Morro do Careca. Após a conclusão, a faixa de areia da praia deverá ganhar pelo menos 50 metros na maré cheia e até 100 metros na maré seca. Além do ganho de espaço, a obra é considerada fundamental para frear o processo de erosão costeira em Ponta Negra.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura de Natal, a obra acontecerá por etapas, cada uma de 200 metros, até a conclusão dos 4 km. A obra vai custar mais de R$ 73 milhões e será realizada pelo consórcio formado pelas empresas DTA e AJM.
O Idema, órgão ambiental do Governo do Estado, concedeu a licença para a obra em 23 de julho, pouco mais de um mês depois de a prefeitura pedir a autorização para realizar os serviços. A Licença de Instalação e Operação tem 83 condicionantes, como regras para o funcionamento da draga. Antes de a licença ser emitida, agentes da prefeitura acusa.
Imagem: José Aldenir
Fonte: Agora RN