A estudante Rayssa Felinto, de 24 anos, cursa o último período de nutrição na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e realizou estágio profissional no Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab/UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Rayssa é uma pessoa com deficiência e apresenta limitações para realizar os trabalhos escritos que, habitualmente, são exigidos como forma de avaliação do estágio. Diante disso, a equipe de preceptores do Huab/UFRN propôs uma maneira diferente e criativa para adaptar o trabalho de conclusão: um podcast sobre nutrição para gestantes.
O podcast foi elaborado e apresentado em dupla com a colega de turma Ayane Silva e teve como objetivo disponibilizar conteúdo sobre nutrição para gestantes. Com o auxílio da equipe de preceptores de nutrição e de documentos do Ministério da Saúde, como o Guia Alimentar da População Brasileira e o Manual de Gestação de Alto Risco, as estudantes elaboraram quatro episódios. “O primeiro episódio está relacionado à nova classificação do Guia Alimentar e os outros três falam sobre doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes gestacional, hipertensão e obesidade na gestação”, explica Rayssa.
O chefe da Unidade de E-Saúde do Huab/UFRN, Erivaldo Santos, destaca que o podcast foi produzido, sob orientação, de maneira colaborativa e inovadora pelas estudantes. O objetivo é promover a discussão sobre o tema, interligar cultura, além de estimular a aprendizagem significativa e a mudança de estado do conhecimento. “Trata-se de uma metodologia educacional ativa e gratuita que pode ser aplicada para outras áreas e estudantes. Ainda aproxima pessoas e possibilita soluções de aprendizagem transformadoras, afinal, inovar é fazer de um jeito diferente para melhorar experiências, potencializar o desenvolvimento de competências e criar valores para as pessoas e para a sociedade”, ressalta.
O chefe do Setor de Ensino do Huab, Pedro Farias, conta que, desde o início do estágio de Rayssa no hospital, a gestão se preocupou em acolher a estudante em todos os sentidos. “Esta foi uma importante parceria entre a Faculdade de Ciências da Saúde (Facisa) e o Huab. Desde a chegada da Rayssa nos reunimos com o Setor de Infraestrutura Física e com o Setor de Hotelaria para desenhar melhores fluxos de circulação pelos espaços do hospital, além de trabalhar metodologias de ensino direcionadas para sua necessidade, resultando em uma boa prática no processo de ensino-aprendizagem”, afirma.
Ao final do processo, Rayssa considerou o trabalho como diferencial em seu processo de formação. “Para mim, essa experiência foi enriquecedora, apesar de ter sido um desafio. Mas os desafios estão aqui para serem superados, e nada melhor do que superá-los fazendo o que a gente ama, não é mesmo?”, finalizou a estudante.
Como acessar
Os episódios estão sendo disponibilizados gradativamente no Canal Saúde Digital Huab, da Unidade de E-Saúde, vinculada à Gerência de Ensino e Pesquisa, em playlist no formato de vídeo com legenda, bem como podcast no formato de áudio. Para acessar, clique neste link.
Imagem: Divulgação
Fonte: Agecom/UFRN