Há 45 anos atrás o cineasta e diretor Ridley Scott dirigia uma superprodução, que ganharia as grandes telas no gênero de ficção cietífica e terror, em um longa-metragem notório e aclamado pela crítica e o público, levando muitas condecorações, entre essas, melhor direção e melhor efeitos especiais.
Um filme expressivo referindo-se a um antagonista primário, uma criatura alienígena intensa e brutal, que persegue e mata a tripulação de uma nave espacial, redominantemente nos séculos XXI e XXIV. O conflito entre os Aliens e a humanidade é descrito devido a um domínio interestelar, em que usam desses seres alienígenas para manipular e lucrar para si, por meio de uma megacorporação sem escrúpulos Weyland-Yutani Corp.
A franquia rendeu várias obras, com diferentes diretores, entre eles estão James Cameron, David Fincher e Alien Resurrection, Jean-Pierre Jeunet, e também prequels, que contou com Scott na coordenada direção, seguindo a mesma idealização, mas mostrando diferentes artimanhas para a trama e desenvolvimento das prerrogativas criativas e deliberadas sobre os androides e criaturas originárias.
Alien ainda rendeu uma múltipla de produções fora das telonas, como romances, quadrinhos, videogames, e ainda, uma série de televisão esenvolvida por Scott para o FX on Hulu. Sem contar nos spin-offs significativos em séries como Alien vs. Predator, cosntituído em dois filmes, entre distintas variantes multimídias.
Agora, o endoparasitoide retornar aos cinemas, em uma produção excitante e comovente dirigida por Fede Álvarez, em Alien: Romulus, e traz Cailee Spaeny, Isabela Merced, David Jonsson, Archie Renaux, Spike Fearn e Aileen Wu no elenco. Como comentou Cailee em entrevista, a trama do filme deve acontecer entre os eventos de Alien, de 1979 e a sequência de Aliens, de 1986, retornando às raízes mais intrínsecas da franquia, explorando as profundezas de uma estação espacial abandonada, onde um grupo de jovens se depara com uma forma de vida cruel e temorosa ao universo.
Álvarez e o elenco estiveram na San Diego Comic Con para contar sobre esse universo que empolga e envolve tanto os fãs de terror e ficção científica, revelando segredos e novidades sobre a produção, e ainda contou com convidadosespeciais como Ridley Scott, Guillermo del Toro e Dan Trachtenberg, que enviaram suas perguntas e foram transmitidas ao vivo no palco do icônico Hall H. Sem contar com o enxame de facehuggers invadiu o painel e tomou o corpo de alguns dos participantes do evento, deixando todos aterrorizados e inebriados com o momento épico e expressivo.
Alien: Romulus conta com um roteiro ecrito por Álvarez junto com Rodo Sayagues, baseado nos personagens criados por Dan O’Bannon e Ronald Shusett, com produção de Ridley Scott. Distribuído por 20th Century Studios, o longa-metragem chega aos cinemas dia 15 de agosto de 2024.
Lúcio Amaral é jornalista e advogado pós-graduado em Direito e Processo Trabalhista. Certificado de Estudos Aprofundados em Psicanálise. Ganhador do II Prêmio de Rádio e Jornalismo em Saúde e Segurança do Trabalho, promovido pelo MPT em 2008.