Uma embarcação carregada com pás de torres eólicas bateu em um dos pilares centrais da Ponte Newton Navarro, que liga a Zona Leste à Zona Norte de Natal, na tarde desta terça-feira (22).
Um vídeo registrou o momento da batida, que foi gerou um barulho alto, segundo os pescadores. Em seguida, a embarcação conseguiu se desvencilhar do pilar e ultrapassar para o outro lado da ponte.
A Secretaria de Infraestrutura do Rio Grande do Norte informou que identificou, em inspeção preliminar, após o acidente, “uma pequena avaria em placas metálicas que revestem a estrutura de concreto”.
A pasta, informou que, apesar disso, abriu procedimento administrativo “para continuidade das avaliações técnicas e observância às eventuais orientações que venham da autoridade marítima”.
Segundo o Comando do 3º Distrito Naval, da Marinha do Brasil, que enviou uma equipe ao local para averiguar possíveis danos ambientais e aspectos da segurança da navegação, não houve vítimas e nem indícios de poluição hídrica no incidente.
A Marinha informou que a embarcação envolvida no incidente é um dispositivo de reboque, de cumprimento total de 500 metros, e que estava sendo conduzido por um rebocador e uma balsa. A embarcação saiu de Pecém (CE) com destino a Rio Grande (RS), mas optou por entrar no Porto de Natal “após enfrentar condições climáticas adversas”.
O 3º Distrito Naval informou ainda que vai instaurar um inquérito administrativo para apurar “causas, circunstâncias e responsabilidades da ocorrência”.
Pescadores ouviram barulho alto
O pescador Luiz Antônio de Sousa presenciou o momento da colisão. Ele explicou que os “rebocadores”, que direcionavam a embarcação, tiveram dificuldades para manter o controle durante o caminho.
“A gente percebeu que alguma coisa ia acontecer de errado, porque o maquinário já vinha sofrendo com a força do vento, e chegando próximo à ponte, a gente ficou assustado e prevendo que ia acontecer alguma coisa de errado”, disse.
O pescador disse que os rebocadores conseguiram retirar a embarcação rapidamente após a colisão.
“Não chegou a fazer o chamado balançado [na ponte], mas a pancada foi muito assustadora, e de repente a gente ficou com medo que viesse a acontecer alguma coisa de errado. Foi feio, bastante perigoso”, disse.
A Ponte Newton Navarro foi inaugurada em novembro de 2007. Principal ponto de acesso entre as zonas Leste e Norte, possui 55 metros de altura em seu vão central e aproximadamente 1,8 quilômetros de extensão. Desse quantitativo, 400 metros são sustentados por cabos de aço presos a dois mastros de 103 metros de altura cada.
Defensas da Ponte Newton Navarro
No dia 10 de julho, o governo do RN informou que o Ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, garantiu, após um encontro com a governadora Fátima Bezerra (PT), a construção das defensas dos pilares centrais da Ponte Newton Navarro.
Na reunião foram assegurados ainda R$ 60 milhões para a realização da obra de dragagem do Rio Potengi e R$ 10 milhões para as defensas do cais do Porto de Natal.
O governo do RN informou que o ministro viaja para o RN em agosto para fazer o anúncio oficial dos investimentos.
Em nota, após o incidente, a Secretaria de Infraestrutura informou que, quanto às providências que tratam da instalação de defensas — estruturas de proteção dos pilares da ponte — os recursos serão repassados ao Dnit, “que ficará responsável pela execução das obras de instalação das proteções dos pilares, estruturas ausentes desde que a Ponte Newton Navarro foi inaugurada, em 2007”.
Segundo a Seinfra, os projetos básicos estão prontos — a próxima fase é desenvolvimento dos projetos executivos — e posterior contratação das obras.
Imagem de capa: Kleber Teixeira
Fonte: G1 RN