Jiraiya: O Incrível Ninja, uma das séries clássicas de tokusatsu, lançada no final dos anos, e foi um marco do gênero. Criado pela Toei Company diferenciou suas antecessoras, por seu jeito único e singular de quebrar o padrão dos Metal Heroes, introduzindo a trama um herói sem superpoderes e usar como tema, a tradição nipônica dos ninjas em sua narrativa.
A série contou com 50 episódios e apenas uma temporada, estrelado por Takumi Tsutsui, Megumi Sekiguti e Takumi Hashimoto, integrando a uma missão de proteger uma pedra, que representa um portal há cerca de 300 anos antes de Cristo, conhecido como o “Tesouro do Século”, usado na arte ninja em defesa da paz mundial, combatendo arduamente seus inimigos e aliando com outros ninjas de diferentes clãs, para apoiar tal missão e seguir com seu curso tradicional.
No Brasil, a série estreou no final de 1989, na Rede Manchete, sendo um êxito eminente e marcando uma geração ao longo da década que se seguiu, até os dias atuais, fazendo com que o personagem se tornasse ainda mais notório e relevante ao gênero tokusatsu. Tanto que esse fascínio, rendeu uma sequência expressiva e visceral da série, mas em mangá, em uma produção inédita e exclusiva da editora JBC em parceria entre a Toei Company e a Sato Company.
A obra Jiraiya – O Novo Império dos Ninjas, foi produzida por artistas brasileiros, com roteiro de Chris Tex, desenhos de Santtos e Jhonny Domingos, edição de Marcelo del Greco e produção executiva de Edi Carlos Rodrigues, e uma história inédita, imersiva e característica, que remete a um avanço temporal da série original, com traços referentes e excepcionais, dando uma nova roupagem, para agradar aos fãs das antigas, mas também, conquistar as novas gerações, que não conheceram a série pela televisão.
Um quadrinho de ação, intensidade e muita emoção, que promete envolver e conectar distintas pessoas, com a mesma intenção que a série causar há mais de 30 anos atrás, expressando uma história singular e comovente, de uma trama fascinante produzida por pessoas engajadas e comprometidas em transcrever a essência do seriado original, em uma sequência aliciante, que retomaram a vida do herói e ao seu universo com suas referências mais particulares.
O livro foi anunciado em 2022, durante o painel da editora na CCXP, e durante dois anos os responsáveis pelo projeto se empenharam para entregar uma obra característica, genuína e visceral ao fãs, que receberam com contentamento em 2024, durante a 21ª edição do Anime Friends, em um painel especial com a presença dos atores Takumi Tsutsui e Takumi Hashimoto.
Fonte: O Barquinho Cultural