O passado de cada um é pessoal e insubstituível, pois mesmo tendo deixar de lado, ele sempre estará lá, nas memórias e lembranças mais intrínsecas descritas na singularidade de cada indivíduo. Durante a pandemia de Covid-19, o isolamento nos fez nos conectar mais com nossas famílias e suas histórias particulares, fazendo conhecer cada um de uma forma diferente e suas verdadeiras essências antes de termos nascidos, no caso de nossos pais ou avós.
Assim sucedeu com Lara Nelson, que com o isolamento social, viu suas três filhos retornando à casa para ajudarem na fazendo de cerejas da família, e também puderam conhecer um lado distinto e intenso da mãe, quando era jovem, atriz e ansiava por uma vida diferenciada da qual ela vive hoje. Não que ela não seja feliz e realizada, mas a juventude traz o âmago de descobertas e amores que nenhuma vida faz questão de apagar.
O romance visceral e emocionante de Ann Patchett, Tom Lake, mostra de maneira fascinante e envolvente as decisões e caminhos que levaram uma mulher que tinha sonhos e paixões eloquentes com os tablados e um famoso ator, com quem dividiu o palco e viveu uma inerente relação de verão, em uma companhia de teatro chamada Tom Lake, em um acumulativo de recordos significativos e memorosos, mas também de decisões precisas para ela seguir e guardar os momentos ao longo da vida, refletindo os vislumbres de compreender e entender as fases que te levam a verdadeira concepção de onde deveria estar.
Tom Lake é uma obra visceral, eloquente e envolvente, contada com uma inteligência intrínseca e uma emoção tênue em levar ao leitor as reflexões mais significativos sobre as escolhas, diante dos erros, mágoas reminiscências, aproveitando-as para revivê-las em saudosas e nostálgicas histórias notáveis e aprazíveis da própria trajetória de vida.
O livro foi lançado em 2022 pela Bloomsbury, e no ano seguinte a atriz Meryl Streep fez uma belissíma performance do romance em audiobook disponível pela Libro.fm. E agora em 2024, a Editora Intrínseca trouxe essa obra ao Brasil, com tradução de Camila von Holdefer nas versões físicas e e-book.
Lúcio Amaral é jornalista e advogado pós-graduado em Direito e Processo Trabalhista. Certificado de Estudos Aprofundados em Psicanálise. Ganhador do II Prêmio de Rádio e Jornalismo em Saúde e Segurança do Trabalho, promovido pelo MPT em 2008.