A revitalização de Ponta Negra, iniciada com a engorda, terá continuidade com um projeto de urbanização que transformará a praia em um espaço de lazer e convivência. O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), anunciou a abertura de concurso para seleção do projeto arquitetônico, que incluirá pista dupla, quiosques, quadras de beach tennis e academias ao ar livre. A previsão de início das obras é para este ano ainda.
O concurso deverá ser lançado em até 90 dias, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
Apesar de a areia ter sido extraída de uma jazida não autorizada e das falhas no sistema de drenagem, ele afirmou que a obra da engorda foi feita dentro dos parâmetros estabelecidos pelo licenciamento do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).
Ele defendeu que a obra cumpriu seu principal objetivo. “Se não fosse a engorda, a maré teria levado a avenida. A última maré foi forte e a estrutura resistiu. A engorda é uma referência para o turismo”.
As críticas sobre alagamentos temporários na faixa ampliada foram atribuídas a chuvas superiores a 40 milímetros. O prefeito frisou que estão sendo estudadas soluções técnicas com especialistas. “Trabalhamos para amenizar o espelho d’água. A drenagem existente ajuda a reduzir o volume de chegada, mas não impede totalmente a água de acumular”, explicou.
Além das melhorias na drenagem, a prefeitura está peneirando os rodolitos que se acumulam na areia. Para Paulinho, é preciso entender o comportamento da maré e das chuvas ao longo do ano.
“Quantos dias chove mais de 40 milímetros em Natal? Não são 20 dias. Nos outros 340 dias, a orla está lá, como deve estar. É preciso parar de torcer contra”, disse.
A urbanização de Ponta Negra, segundo ele, terá um concurso público de projetos, com participação de arquitetos e urbanistas. “Queremos algo funcional, bonito, que valorize a praia. Vamos abrir sugestões e escolher o melhor projeto possível”.
Paulinho ainda rebateu críticas à obra. “Transformaram a engorda em um Fla-Flu político. Isso é péssimo para o turismo. Temos que divulgar as melhorias, não tentar sabotar a cidade”, declarou o prefeito de Natal.
Ele afirmou que a prefeitura está pronta para ajustar o que for necessário, mas não desistirá de seguir com a valorização da orla. “A obra é importante, foi feita com critério, e se houver pontos a melhorar, vamos fazer. Mas o que já está feito é um avanço para Natal”.
Imagem: José Aldenir
Fonte: Agora RN
Comentários