Como já é de praxe,
Tekken 8 receberá uma nova leva de personagens em formato de passe de temporada. A Season 2 começou agora com a chegada da veterana Anna Williams, além de trazer uma série de mudanças que influenciam na estratégia dos jogadores.
Não pegou bem
Desde que a nova temporada foi anunciada, algumas das atualizações foram duramente criticadas, principalmente pelos jogadores profissionais. Muitos deles pediam há tempos a introdução de recursos defensivos, já que, desde o seu lançamento, T8 mostrou declaradamente que seria um jogo agressivo.
A principal delas, que criou uma comoção considerável na comunidade, foi a introdução do dano direto por defender um agarrão, conhecido como Chip Damage. Este recurso é bastante comum em jogos de luta e alguns títulos da franquia já fizeram uso, mas era algo que ia e voltava sem deixar saudades. Bom, essa reclamação faz sentido para quem joga torneios e sabe que cada movimento conta, mas e para quem é apenas casual, como fica? A resposta é sim, também faz uma diferença considerável.
Claro que há muitas variantes, como os personagens que escolhemos, bem como sua lista de movimentos, mas, em suma, a energia que perdemos ao reagirmos há um agarrão sempre faz diferença na hora de finalizar um oponente, ou ser finalizado por ele. Logo, isso acaba punindo quem decide usar um dos poucos recursos defensivos que Tekken 8 oferecia.
Novas maneiras de aprender novos truques
Agora um pouco mais longe da parte polêmica, há diversas mudanças trazidas pela Season 2 que são benéficas para os jogadores. A maioria dos integrantes do elenco recebeu cerca de três ou quatro golpes novos, além de ter alguns dos antigos modificados. Quem quiser saber em detalhes todas as alterações, pode conferir as observações da atualização no
site oficial da Bandai Namco.
Para quem quiser pôr em prática tudo que seu personagem favorito tem a oferecer, o Treino também recebeu novos recursos para simular cada situação possível em uma batalha. Podemos colocar o boneco de treinamento para realizar caminhada lateral, entrar em estado de Heat Burst, fazer bloqueios em pé ou agachado e realizar impulsos para frente e para trás. E tudo isso pode ser testado agora em uma nova fase para práticas, que tem cerca de 500 metros entre uma parede e outra, mas ela só pode ser acessada no Treino.
Quem gosta de qualidade de imagem também recebeu um agrado. Agora, os donos de PlayStation 5 e Xbox Series X/S podem ativar o V-Sync. Ele já estava disponível no PC e serve para melhorar o desempenho gráfico reduzindo o screen tearing (efeito que parece ter rasgos na tela).
O que se foi e o que não veio
Muita gente que atualizou o jogo deve ter reparado que os replays salvos foram apagados. Isso acontece porque, de acordo com a equipe de desenvolvimento, as mudanças feitas nas mecânicas de Tekken 8 o tornaram um jogo bem diferente do que na época da primeira temporada. Logo, não haveria o porquê de se basear nos dados da temporada passada como exemplo.
Sendo assim, quem havia guardado replays baixados de outras lutas ou de combates online, acabou perdendo. Isso infelizmente também afetou os modelos customizados por outros jogadores que podiam ser baixados. Quem curtia fazer downloads daos trajes de outros jogadores acabou ficando sem seu guarda-roupa virtual.
Por falar em online, cinco fantasmas foram adicionados ao saguão de luta e ao derrotá-los, ganhamos ilustrações inéditas. Isso dá a entender que essa será uma nova maneira de liberar itens cosméticos durante essa segunda temporada.
Com todas as coisas que foram melhoradas, à parte de qualquer controvérsia, ainda ficou faltando uma coisa que, pelo menos para mim, é gritante: um final individual para os personagens de DLC. Desde a primeira temporada, Eddy, Lidia, Clive e Heihachi foram deixados de fora do modo “Episódios de Personagem”, que dá um encerramento próprio para cada lutador.
Mesmo com a chegada de Anna para puxar a Season 2, que também terá mais três personagens a serem definidos além dela, não houve nenhuma preocupação em dar algum brilho individual para suas motivações pessoais na narrativa. Claro que, exceto por Clive que é um convidado, os outros três lutadores da primeira temporada foram os protagonistas da continuação do modo História, chamado “Ecos Não Esquecidos”. Talvez possamos esperar um segundo adendo à história geral, trazendo Anna e os futuros aspirantes a Rei do Punho de Ferro como os pivôs da trama.
Tentando agitar as coisas
A segunda temporada de Tekken 8prometeu mudanças drásticas e algumas delas não agradaram. Claro que há espaço para ainda mais melhorias e atualizações, e ainda estamos no escuro sobre quais serão os próximos personagens a serem lançados e se a trama em si será expandida. No geral, fica subentendido que ainda pode acontecer muita coisa tanto com a narrativa quanto com a jogabilidade, e o público pode ser um termômetro importante para essas decisões.
Prós
- Os personagens ganharam movimentos novos e alguns dos antigos foram reformados para se tornar mais eficazes;
- O modo Treino está mais completo, contendo mais recursos e um estágio que nos permite praticar com mais liberdade;
- Implementação do V-Sync para os consoles.
Contras
- A ideia de adicionar chip damage ao escapar de um agarrão realmente não é boa e se mostra mais como uma punição;
- Não havia necessidade de fazer os jogadores perderem os replays e trajes salvos, mesmo que eles estivessem “desatualizados”;
- Seria legal incluir os lutadores DLC no modo Episódio de Personagem para que eles tivessem sua jornada própria.
Tekken 8 – Season 2 — PC/PS5/XBO/XSX — Nota: 7.5
Versão utilizada para análise: PS5
Análise feita por Carlos França Jr.
Fonte: GameBlast
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