Com o propósito de preservar e valorizar a trajetória de profissionais da comunicação do Rio Grande do Norte, alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lançam o e-book Depoimentos para uma história da imprensa potiguar – Volume 2. A obra integra a coleção Jornalismo Potiguar, iniciada em 2017, e foi lançada nesta terça-feira, 8 de abril, às 19h, no auditório do Departamento de Comunicação Social (Decom/UFRN). O evento fez parte da programação da Semana de Comunicação da Universidade.
Com 254 páginas, o livro digital reúne 19 entrevistas com jornalistas potiguares realizadas por estudantes da graduação durante as aulas de Jornalismo Literário, no primeiro semestre de 2024. A disciplina é optativa e foi orientada pela professora Socorro Veloso, que também assina a organização do volume ao lado das jornalistas e pesquisadoras Alice Andrade e Jadeanny Arruda e do publicitário e pesquisador John Willian Lopes.
O jornalista Tácito Costa é o autor do prefácio da publicação. Ele também já participou da coleção em outras edições. O projeto gráfico ficou a cargo do diagramador Victor Silva, vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFRN).
Com fotos cedidas pelos próprios entrevistados, os depoimentos traçam um panorama da atuação jornalística antes da consolidação da internet comercial no Brasil, nos anos 1990, resgatando vivências em redações e experiências profissionais marcantes. Entre os nomes presentes estão Ana Cadengue, Célia Freire, Cézar Alves, Cid Augusto, Ciro Pedroza, Conceição Almeida, Diógenes Dantas, Edilson Braga, Francisco Duarte, Itamar Ciríaco, Jomar Morais, Juliano Freire, Maralice Freitas, Marcos Aurélio de Sá, Osni Damásio, Ricardo Rosado, Simone Silva, Vicente Neto e Virgínia Coelli.
Os estudantes participaram ativamente de todo o processo de produção do e-book, desde o contato inicial com os entrevistados até a apuração, redação, revisão e checagem dos textos. Um dos relatos mais marcantes é o da jornalista Célia Freire, entrevistada em abril de 2024 pelas alunas Marina Layssi e Gabrielly Borges. A jornalista faleceu meses depois, em outubro, e a obra é dedicada à sua memória, contando ainda com homenagens de colegas que conviveram com ela.
Além do novo volume, já foram lançados os e-books Jornalistas escritores do RN: entrevistas (2017), Depoimentos para uma história da imprensa potiguar (2018), Fotojornalismo potiguar (2019) e Vozes do jornalismo cultural no RN (2023). Todos os títulos estão disponíveis para download gratuito no repositório da Biblioteca Zila Mamede, da UFRN.
O livro pode ser acessado no repositório da UFRN.
Imagem: Divulgação
Fonte: Agecom/UFRN
Comentários