O projeto Habitat Marte integra o 2º Workshop de Agricultura Espacial, realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em São José dos Campos (SP). O evento acontece entre os dias 25 e 26 de março, propondo debates na área, que é recente no Brasil. Julio Rezende, professor do Departamento de Engenharia de Produção (DEP/UFRN) e coordenador do Habitat Marte, palestrará no workshop acerca dos avanços em agricultura no espaço.
Durante a participação, Rezende pretende apresentar a estufa BioHabitat que funciona na estação de simulação espacial Habitat Marte, localizada em Caiçara do Rio do Vento (RN).
“Realizamos melhoria da infraestrutura da estufa BioHabitat, evoluindo as características de um ambiente protegido de produção de alimentos”, explica o professor.
O projeto da estação contou com suporte da Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Banco do Nordeste, da Financiadora de Estudos e Projetos do (Finep) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Fundação de Amparo à Pesquisa do RN (Fapern) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
“A pesquisa de produção de alimentos para o espaço contribui diretamente para a agricultura terrestre, principalmente no Semiárido nordestino, no Sertão do RN, a partir do desenvolvimento de protocolos e orientações, recepção de estudantes em visitas técnicas e realização de comunicações em eventos quando a UFRN e o Habitat Marte são convidados”, detalha o coordenador.

A estação Habitat Marte tem parceria com a Space Farming, estratégia realizada por meio da Embrapa. Colaborando com o projeto Artemis, voltado para a exploração lunar e criação de base permanente na Lua, a iniciativa da empresa pública visa adaptar técnicas agrícolas para as condições espaciais. Dessa forma, o Space Farming contribui com a melhoria da sustentabilidade das explorações e com o progresso da biotecnologia e engenharias envolvidas nas missões espaciais. Em breve, segundo o coordenador do Habitat Marte, será formalizada a participação da UFRN no Space Farming.
Sobre o evento
O workshop é organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e conta também com o MCTI. A primeira edição do evento buscou elencar as inovações tecnológicas em termos de melhoria de produção de alimentos, formando uma rede de pesquisadores em agricultura espacial. Agora, na segunda edição, o foco é verificar o resultado da contribuição dessa rede e os próximos passos para a evolução da área no Brasil.
Imagens: Divulgação
Fonte: Agecom/UFRN
Comentários