A oposição também começa a definir estratégias políticas para a disputa majoritária em 2026, como o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, que se declara pela primeira vez pré-candidato a governador do Rio Grande do Norte ao pleito de 4 de outubro de 2026.
“Durante algum tempo fiquei em dúvida se seria pré-candidato a governador ou a senador, mas confesso que recebi tantos apelos, tantos incentivos por parte da população para ser pré-candidato a governador, acho que até pelas próprias condições do atual governo que deixou muito a desejar, e as pessoas ligando, olha, você deve ser candidato a governador, precisa fazer pelo Rio Grande do Norte o que você fez por Natal”, disse Álvaro Dias, em entrevista à rádio Olho d’Água FM, em São José do Mipibu, depois de ter saído, na manhã de terça-feira (25) de uma longa conversa com o reeleito prefeito José Figueiredo Varela, filiado ao PSD, partido presidido no Estado pela senadora Zenaide Maia, aliada da governadora Fátima Bezerra.
“Nós tomamos recentemente essa decisão, estamos assumindo a pré-candidatura ao governo do Estado para disputar a eleição e enfrentar esse desafio”, disse o ex-prefeito, em função de incentivos das pessoas, que “me diziam tinha mudado e modernizado a cidade de Natal, e que precisa ser candidato a governador para o estado do Rio Grande do Norte”.
Dias afirmou, ainda, que o maior desafio político de sua vida foi enfrentar a pandemia de coronavírus em 2020, assim como administrar Natal, mas posiciona que “talvez o maior desafio seja recuperar o Rio Grande do Norte”.
Presidente estadual do Republicanos, o ex-prefeito Álvaro Dias confirmou à TRIBUNA DO NORTE que o lançamento de sua pré-candidatura ao governo do Estado foi uma “decisão pessoal” e nem era decorrente, ainda, de entendimentos entre partidos aliados, como o Podemos, União Brasil, Progressistas (PP) e Partido Liberal (PL): “Todos nós temos as mesmas ideias com relação ao projeto de desenvolvimento para o Estado”.
Dias disse que “no momento certo” e quem “tiver maior viabilidade eleitoral”, esses partidos devem se unir e oficializar o nome do candidato governador até dezembro, como foi anunciado em janeiro por ocasião do encontro ocorrido na casa de veraneio do presidente estadual do PL, senador Rogério Marinho, em Búzios, litoral de Nísia Floresta. Álvaro Dias não poupou criticas à governadora Fátima Bezerra, “a grande decepção para o Estado, conseguiu a façanha de ser considerada a pior governadora da história política do Rio Grande do Norte”.
“No governo Fátima a educação não funciona, a saúde muito pior, o Hospital Walfredo Gurgel (HWG) com macas nos corredores, uma situação de calamidade, faltando insumos, estrutura para os médicos trabalhares, recentemente, goteiras de águas de chuvas atingindo os pacientes internados nos corredores”, exemplificou.
Para o ex-prefeito, “isso é uma irresponsabilidade, um desgoverno, que precisamos combater e denunciar pra tentar que, de alguma forma, ela que está na metade do segundo governo, abra os olhos e melhore alguma coisa, porque tem sido decepcionante e frustrante para todo o Rio Grande do Norte se deparar com esse governo inconsequente e sem rumo, que em seis anos não tem uma obra”.
Além disso, o ex-prefeito declarou que “dia desses fez um desafio, através das redes sociais, e pedi pra ela mostrar pelo menos uma obra, mas é lastimável que uma governadora com seis anos de mandatos desempenhando essa função no Estado, não tenha uma obra sequer para apresentar à população e tentar justificar o seu mandato”.
E citou diversas obras feitas em em sua gestão em Natal, como o Hospital Municipal: “Fátima esqueceu de fazer um hospital na cidade de Natal, nós concluímos a primeira etapa do Hospital Municipal com mais de 100 leitos de enfermaria e 20 leitos de UTI, funcionando em condições de receber pacientes e o prefeito Paulinho Freire está ali ultimando os últimos detalhes para colocar em funcionamento”.
Imagem: Alex Régis
Fonte: Tribuna do Norte