A Casa Durval Paiva realiza nesta semana em municípios da região Agreste, capacitação de profissionais da Atenção Básica da Saúde. Nesta terça-feira (25), a capacitação para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil será realizada no município de São Tomé. Na quarta-feira (26) é a vez de Barcelona e, na quinta-feira (27), a capacitação chega ao município de Elói de Souza.
A ação tem o objetivo de habilitar agentes comunitários de Saúde e demais integrantes das Equipes de Estratégia de Saúde da Família para a identificação de sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, além de otimizar os encaminhamentos para o diagnóstico precoce da doença.
18Uma vez que o câncer é uma doença tempo dependente, ou seja, quanto mais precocemente identificada e tratada, maior a chance de recuperação completa, é fundamental que seja diagnosticada precocemente. Com diagnóstico precoce e tratamento adequado, as chances de cura do câncer podem se elevar em cerca de 80%.
Uma vez que os profissionais da Atenção Básica atuam na linha de frente, seja em consultas de rotina ou logo que a criança apresenta algum problema de saúde, é importante que eles tenham a percepção sobre sinais e sintomas ainda mais aguçada, a fim de minimizar os diagnósticos tardios.
As capacitações nos municípios da região Agreste são realizadas dentro do Projeto Qualificar para Salvar, que integra o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) do Ministério da Saúde. A área de atuação do Qualificar para Salvar são os municípios integrantes da 5ª e da 6ª Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP).
Imagens: Divulgação
Fonte: Press Release/CDP
Comentários