O partido de Friedrich Merz, a União Democrata Cristã, conquistou 28,5% dos votos totais e venceu a eleição deste domingo diante da apuração de todos os 299 círculos eleitorais declarados, segundo informações da agência Reuters.
O partido de extrema-direita, AfD, contou com 20,8% dos votos e ficou em segundo lugar nesta que foi a eleição com o melhor resultado para a sigla.
“Da próxima vez, ficaremos em primeiro lugar”, prometeu a líder do partido AfD, Alice Weidel.

Merz declarou vitória no evento no centro de Berlim ainda mais cedo, quando foram divulgadas as pesquisas de boca de urna. Em um momento de comemoração, disse aos apoiadores: “Vamos começar a festa”.
Com o anúncio, a sede do partido CDU foi tomada por aplausos. Do lado de fora do edifício, um pequeno grupo de manifestantes se reuniu para protestar contra a postura do líder do partido, Friedrich Merz, sobre a política de imigração.
Merz enfrenta a difícil tarefa de ajudar a economia debilitada do país, com sua sociedade dividida em relação à migração e à segurança, presa entre os EUA, e a Rússia e a China assertivos.
“O principal objetivo é criar um governo na Alemanha que seja capaz de agir o mais rápido possível, com uma boa maioria parlamentar”, disse Merz. “Porque, queridos amigos, o mundo lá fora não está esperando por nós e não está esperando por longas negociações e conversas de coalizão.”
O SPD, de centro-esquerda do chanceler Olaf Scholz, ficou em terceiro lugar, com 16,4% dos votos.
Crédito das Fotos: Reprodução/CNN BRASIL e DW/Deutsche Welle
Fonte: CNN BRASIL
Comentários