Os incentivos do Governo do Estado à indústria, especialmente através do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN (Proedi), contribuem para a expansão do parque industrial, e o crescimento urbano em várias regiões, trazendo também a necessidade de mais infraestrutura para viabilizar novos investimentos. Em São Gonçalo do Amarante, município da Região Metropolitana de Natal, o PROEDI impulsionou o processo de industrialização de tal maneira que demandou a Neoenergia Cosern investir mais de R$ 29 milhões numa Subestação Elétrica, beneficiando diretamente cerca de 552 mil moradores de Extremoz, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e parte da zona Norte de Natal.
A nova subestação elétrica inaugurada na manhã desta sexta-feira (21), na zona rural de São Gonçalo do Amarante, chega para atender o município que aumentou a capacidade do número de habitantes e que tem empresas chegando na região, o que é indicativo de desenvolvimento social e econômico.
Os benefícios através do PROEDI, segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), promove uma cadeia de novos investimentos, na esteira do incentivo oferecido às indústrias. O crescimento industrial dessa região trouxe, por exemplo, oportunidade de negócios também à concessionária de energia elétrica, e a desoneração acaba voltando ao Estado porque gera emprego e renda.
“São Gonçalo do Amarante é hoje uma das quatro maiores cidades do estado que detém grande quantidade de indústrias beneficiadas pelo incentivo fiscal que estamos promovendo”, declarou a governadora Fátima Bezerra durante seu discurso na solenidade de inauguração.
A nova Subestação Elétrica beneficia diretamente a segurança das indústrias que estão sendo instaladas no Distrito Industrial de São Gonçalo do Amarante, que agora tem capacidade de receber a energia e, consequentemente, aumentar a sua produção e receber novos empreendimentos.
“Aqui em São Gonçalo do Amarante temos empresas de gênero alimentício e as empresas de transformação [que transformam produtos da indústria base para produtos manufaturados]”, esclarece Hugo Fonseca, secretário-adjunto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC). “Também está prevista a chegada do Hub dos Correios, que consome bastante porque é logística, funciona 24 horas por dia, e depende de energia para poder funcionar todo o processo de esteiras, empacotamento, embalagem”, explica o secretário-adjunto, enfatizando também as empresas de prestação de serviços que devem instalar unidades no entorno. O Hub dos Correios será o primeiro centro de distribuição do Nordeste.
O PROEDI beneficia 302 empresas através do acesso ao incentivo fiscal e, somente nessas empresas, são gerados quase 56 mil empregos. “O RN vive um bom momento no que diz respeito à geração de empregos, e isso se deve a iniciativas exitosas como, por exemplo, o PROEDI”, afirma Fátima Bezerra.
Segundo dados da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, um total de 4.167 empregos foram gerados entre junho e dezembro de 2024 nas empresas potiguares beneficiadas pelo Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio Grande do Norte. “A chegada do Hub dos Correios significa mais geração e emprego e renda. E a nova subestação aqui em São Gonçalo traz segurança aos investidores. Fico muito feliz com essa conquista, a Neoenergia é uma empresa parceira do Governo do Estado, temos uma relação virtuosa, pautada pela transparência e confiança”, comemora a governadora.
A Neoenergia anunciou o investimento em mais quatro Subestações Elétricas – em Extremoz, Natal, São Miguel do Gostoso e Upanema. Também anunciou a modernização de mais 22 subestações distribuídas por todo o estado. “É oportunidade para atrair mais investimentos para o estado. Mineradoras, indústria de base dependem de energia elétrica de qualidade”, diz Fabiana Lopes, Diretora Presidente da Neoenergia Cosern. “Esse movimento de transformação só é possível com as parcerias com o governo do estado e com as prefeituras”, finalizou.
“Esses programas de incentivo do Governo do Estado são a mola mestra para o desenvolvimento. O PROEDI é a maior política de incentivo à indústria do Brasil. E a energia é um fator indispensável tanto para o desenvolvimento da indústria quanto para o bem-estar das pessoas” afirma Jaime Calado, atual prefeito de São Gonçalo do Amarante, que quando secretário de estado participou desde o início da evolução do programa.
Além dos já citados, estiveram presentes o secretário de Fazenda do RN, Carlos Eduardo Xavier; Ivanilson Maia, secretário-adjunto do Gabinete Civil (GAC); Laumir Barreto, diretor-executivo da Fecomércio; Etelvino Patrício, diretor-presidente do SindRecicla, representando a FIERN; Roberto Wagner, diretor-presidente do CREA-RN; Osvaldo Tavares, superintendente técnico da Neoenergia e demais trabalhadores, técnicos e gestores da Neoenergia Cosern.
Imagem: Carmem Felix
Fonte: ASSECOM/RN
Comentários