Com 75% de conclusão, obras na Ponte de Igapó devem ser finalizadas no primeiro semestre de 2025

No Rio Grande do Norte, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avança com as obras de reestruturação do Complexo Viário da Ponte Presidente Costa e Silva (Ponte de Igapó), sobre o Rio Potengi, localizada na rodovia BR-101/RN, em Natal. O investimento para a execução das melhorias é de aproximadamente R$ 30 milhões.

As intervenções fazem parte do projeto de execução das obras de reabilitação da Obra de Arte Especial, no âmbito do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE). Todo o complexo está sendo restaurado, abrangendo desde as fundações até a superestrutura que é composta por faixas de rolamento, passeios de pedestres, juntas de dilatação, entre outros.

Com a margem de 75% da realização total dos serviços, as equipes já realizaram a restauração e reforço de estacas, blocos e pilares, substituição de aparelhos de apoio, demolição de elementos deteriorados e reforço das vigas.

Na reestruturação da OAE será implantada uma estrutura cicloviária, em conformidade com a legislação vigente, garantindo maior acessibilidade e segurança aos ciclistas. A conclusão da intervenção ocorre após a recuperação da infra, meso e superestruturas, além de obras nos dispositivos de segurança e sinalização viária. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados no primeiro semestre de 2025.

Importância

Essas intervenções são essenciais para a revitalização de um dos principais eixos de mobilidade da cidade, que atende um volume de tráfego de aproximadamente 70 mil veículos diariamente, e é fundamental para a integração viária da região metropolitana de Natal.

PROARTE

O Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE) é responsável pelo gerenciamento de serviços de manutenção e de reabilitação em Obras de Arte Especiais (OAEs) – pontes, túneis, viadutos, passarelas e estruturas de contenção – que integram a malha rodoviária federal em todo o país.

Desenvolvido pela Coordenação-Geral de Manutenção e Restauração Rodoviária (CGMRR), programa prevê intervenções nas OAEs por meio da avaliação dos critérios técnicos estabelecidos no Plano Nacional de Manutenção Rodoviária (PNMR).

Imagem: Dnit

Fonte: Agora RN

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