Professora da UFRN palestra no Simpósio Nacional de Mulheres na Nanociência

Publicidade

A professora e pesquisadora Sendy Nascimento, do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE/UFRN), é uma das convidadas do 1º Simpósio Nacional de Mulheres na Nanociência, evento sediado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), de 3 a 6 de junho. Na ocasião, a docente profere a palestra Uma nanopartícula diferente: pontos quânticos de carbono.

Sob o tema O conhecimento e a inovação para cientistas e profissionais do futuro, o simpósio pretende estimular a participação ativa de mulheres, incluindo as de diferentes origens étnico-raciais, nas áreas de N&N (Nanociência e Nanotecnologia) e Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Tal objetivo está em consonância com a missão da Rede Nacional de Mulheres na Nanociência, projeto aprovado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no ano de 2023 e organizador do evento.

Recentemente Sendy Nascimento passou a integrar a Rede a partir de uma colaboração com a professora Zélia Ludwig, do Departamento de Física da UFJF, sua principal referência na área de Física de Materiais. “O convite me deixou feliz e me sinto honrada de estar em um projeto com tantas mulheres que já admirava durante a minha formação. Agora, como colegas de profissão, sigo com o mesmo sentimento”, comenta.

Nesse sentido, a professora ressalta a importância do encontro e do papel do projeto. “A Rede vem dar suporte às mulheres que já fazem parte da construção da nanociência brasileira, apoiar ações e buscar soluções para a inserção e a permanência de meninas e mulheres nas ciências”, destaca.

Na palestra, Sendy vai falar sobre sua atual pesquisa envolvendo nanopartícula — cujo título é o mesmo da conferência — e apresentar conceitos, metodologias experimentais de síntese e caracterização, aplicações e resultados, inclusive alguns alcançados em colaboração com a professora Luciene Silva, do Instituto de Química (IQ/UFRN). Além disso, a pesquisadora aborda o papel da mulher, em especial das negras, nessa área da ciência.

Simpósio

São variadas as opções de participação no Simpósio Nacional de Mulheres na Nanociência. O evento conta com atividades voltadas a estudantes de pós-graduação, graduação e ensino básico, além de professoras da rede pública, como oficinas, minicursos e palestras com o objetivo de disseminar e democratizar a informação acerca da produção do conhecimento científico. Também é possível apresentar trabalhos orais ou em pôster.

Diante dessa oportunidade, a professora Sendy Nascimento reforça o convite a pesquisadoras e entusiastas do ambiente científico de todo o país. “Este é o primeiro evento, esperamos que de muitos, no qual abordaremos essa temática no âmbito nacional. Convidamos mulheres de todas as áreas que atuem na Nanociência, desde o Direito até as engenharias”, enfatiza.

Para conferir outras informações do Simpósio Nacional de Mulheres na Nanociência, basta acessar o site oficial do evento, em que está a programação básica de atividades e o calendário de inscrições. Vale destacar a data importante mais próxima, a de solicitações de apresentação de trabalho, cujo prazo se encerra no dia 25 de fevereiro.

Imagem: Reprodução 

Fonte: Agecom/UFRN 

Sair da versão mobile