No próximo mês de março, será realizado o 3º Encontro do Fórum Potengi. Para tratar da organização do evento, o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, se reuniu, nesta quarta-feira, 12, com o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio), Marcelo Queiroz.
A ideia do Fórum Potengi é unir esforços em prol da revitalização e preservação de uma das principais bacias hidrográficas que cortam o Rio Grande do Norte. A iniciativa surgiu em 2024, a partir da colaboração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR), com a Universidade TU-Dortmund, da Alemanha. A ação já realizou dois eventos, envolvendo vários atores, para debater e compartilhar experiências de revitalização do rio alemão Emscher, que poderão ser adaptadas às peculiaridades locais do rio Potengi.
“A Fecomércio é parceira desde o início. Agora a gente tem a expectativa de ampliar a qualidade do evento, com auxílio financeiro e a troca de experiências. Temos uma discussão muito interessante com iniciativas comunitárias, movimentos sociais, academia , gestores públicos. Com a aproximação ainda maior da Fecomércio, a gente consegue trazer os empresários e suas representações para essa conversa”, explicou Mozart Fazito, professor do Departamento de Turismo da UFRN e um dos idealizadores do Fórum.
Para Marcelo Queiroz, a revitalização do rio Potengi tem importância ambiental e também econômica. “O turismo é uma grande mola propulsora do nosso estado, então tudo o que a gente puder fazer para desenvolver o turismo, a gente está gerando emprego, renda e melhorando a vida dos potiguares”, concluiu.
O reitor destacou o papel da Universidade como ponte entre o setor público, empresas, comunidade e especialistas. “Todos têm o mesmo interesse, preservação e recuperação do meio ambiente é um interesse da coletividade. E essas arestas vão diminuindo quando fazemos eventos em conjunto”.
A reunião contou ainda com a participação do cônsul honorário da Alemanha, Axel Geppert. Uma das pautas do 3º Encontro do Fórum Potengi é a discussão da proposta de criação de um Centro Brasil-Alemanha de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável.
Imagem: Maralice Freitas
Fonte: Agecom/UFRN
Comentários