A Casa Durval Paiva realiza no dia 19 de fevereiro, na cidade de Santa Cruz, região Agreste, o XIX Fórum do Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil. Voltado a estudantes e profissionais da área da Saúde, o evento será realizado no horário das 8h às 12h, no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACISA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Campus Santa Cruz.
A palestra de abertura do evento vai abordar o papel das casas de apoio para o suporte a pacientes e famílias em tratamento, e será proferida pelo presidente e fundador da Casa Durval Paiva, Rilder Campos. Na sequência, a oncologista pediatra da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, Cassandra Valle realiza a palestra “Leucemia: quando suspeitar?”.
O evento também terá como palestrantes, a subcoordenadora da Atenção Primária da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP), Mirley Carla Modesto, e a subcoordenadora da Regulação do Acesso à Assistência da SESAP, Anna Claudia Caldas. As palestrantes vão abordar questões como o papel dos profissionais da Atenção Básica de Saúde para oncologia pediátrica do RN e a organização da rede de assistência para a garantia de acesso das crianças e adolescentes ao tratamento oncológico.
Um dos polos de saúde mais importantes do interior do estado, a cidade de Santa Cruz é a sede da 5ª Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP), congregando um total de 21 municípios. No Campus da UFRN em Santa Cruz, são ofertados quatro cursos de graduação (Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia) e dois de pós-graduação (Mestrado em Saúde Coletiva e Mestrado em Ciências da Reabilitação). O Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) também integra o Campus Santa Cruz da UFRN.
Diagnóstico Precoce – O câncer infantojuvenil é a principal causa de morte por doenças entre 0 e 19 anos, em todo o mundo. No Brasil, pelo menos um novo caso de câncer surge a cada hora. Como muitos dos sinais e sintomas do câncer infantil podem ser confundidos com os de outras doenças comuns à idade, muitas vezes, eles acabam sendo ignorados. O resultado é que muitas crianças sofrem e não obtêm o diagnóstico da doença em tempo.
Como não há ações preventivas a serem tomadas contra o câncer infantojuvenil, um dos fatores cruciais para melhorar as chances de sucesso no tratamento é o diagnóstico precoce. Se realizado rapidamente, de forma precisa e seguido pelo tratamento adequado, as chances de cura podem se elevar em cerca de 80%.
As inscrições para o XIX Fórum do Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil são gratuitas e podem ser feitas na bio do Instagran da Casa Durval Paiva. Mais informações, pelo telefone (84) 4006-1600.
Imagem: Divulgação
Fonte: Press Release/CDP
Comentários