Iniciado em 2023, o Projeto Aldo Parisot, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem o propósito de levar o ensino de cordas orquestrais para o Seridó. Idealizado pelo professor Fábio Presgrave, vice-diretor da Escola de Música da UFRN (EMUFRN) e especialista em violoncelo, o projeto visa proporcionar formação musical a meninas entre 10 e 16 anos. Além do aprendizado técnico, a iniciativa insere as jovens no contexto universitário e amplia o conhecimento sobre música.
Com foco no ensino de violino, viola e violoncelo, o projeto busca ensinar essas técnicas instrumentais e construir um repertório musical diversificado. As aulas acontecem três vezes por semana e combinam o aprendizado individual com a prática orquestral. Os encontros incentivam o trabalho coletivo e o desenvolvimento musical das participantes.
O projeto é realizado no Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) e, em 2025, será expandido para a Faculdade de Educação, Letras e Ciências Sociais (Felcs). Desde o início, o Aldo Parisot tem sido marcado por apresentações públicas. A última foi realizada no mês de dezembro de 2024, em frente à Catedral de Santana, em Caicó. A ação foi um marco importante para o grupo, que se apresenta em diversos momentos, levando arte para diferentes públicos e espaços da região.
Para Fábio Presgrave, a importância do projeto é difícil de ser medida em palavras, mas o impacto na vida das jovens participantes é indiscutível. “Ao expor essas meninas da rede pública de Caicó ao ambiente universitário e ao mundo da música clássica, o projeto oferece uma nova perspectiva sobre o futuro e as possibilidades que se abrem diante delas. Esse contato com a arte e a cultura fortalece a autoestima e amplia as visões de mundo”, analisa.
Oportunidade de atuar no projeto
O projeto está com processo seletivo aberto para professores-pesquisadores com mestrado em música. As vagas são para professores de violino, de viola, de violoncelo e de teoria/violão. Para participar da seleção, o interessado deve enviar um email para [email protected]. A mensagem deve conter um vídeo com apresentação de uma peça de livre escolha, o link para o currículo Lattes e uma carta de motivação. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de fevereiro. As entrevistas serão realizadas no dia 3 do mesmo mês pela plataforma Google Meet.
Para participar da seleção, além do mestrado em música, os interessados precisam ter experiência no instrumento ao qual irão concorrer à vaga. Também é preciso ter conhecimento em decolonialidade e pesquisa-ação, além de compromisso com educação inclusiva e inovadora. É necessário ter disponibilidade para atuar e residir em Caicó durante a realização do projeto que irá durar 11 meses. A remuneração mensal é de R$ 4.000.
Imagem: Divulgação
Fonte: Agecom/UFRN
Comentários