O projeto de simulação espacial Habitat Marte realiza entre 18 a 19 de janeiro a missão 200, que vai se dedicar a simular práticas feitas em estações e veículos espaciais. Três participantes, entre crianças e adolescentes, farão parte da ação, juntamente com o coordenador da estação análoga, Julio Rezende, e outros professores especialistas.
Além do objetivo voltado a veículos que operam fora da Terra, a missão procura operacionalizar diferentes protocolos. No rol das atividades, está a prática com o simulador de realidade aumentada Quest 3s, concepção de habitats espaciais como se estivessem funcionando em Marte ou na Lua.
A missão também dará continuidade às melhorias no Lava Cave, explorando a natureza local. Assim, o projeto consolida-se como uma iniciativa voltada ao desenvolvimento de habilidades, incentivando a navegação em ambientes hostis e práticas de cultivo autossustentável.
Integrantes
A missão 200 vai ter três crianças em cargos importantes: Marcos Terto (11 anos) como cientista-chefe, Francisco Thaumaturgo (9) como geólogo-chefe e Giovanna Thaumaturgo (16) como astrônoma-chefe. Marcos foi premiado pela International Star Kids Awards (ISKA), enquanto Francisco é membro da sociedade QI Mensa, que reúne pessoas com QI na faixa dos 130 pontos. Giovanna, por sua vez, já obteve medalha na Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa (OBLI).
O convite para a participação das crianças foi feito por meio das redes sociais. “Os familiares se interessaram pelo projeto e realizaram a inscrição para participar da missão 200”, informa Júlio. “Vamos simular atividades intraveiculares na estação e outras atividades externas, utilizando vestimentas simulando roupas de astronautas”, descreve o coordenador.
A missão também contará com a participação de Leandro Terto (mestre em Economia pela UFC), Igor Thaumaturgo (médico cardiologista formado pela UFC) e Julio Rezende, coordenador do projeto Habitat Marte, pesquisador-empreendedor e doutor em Administração pela UFRN. Os três ocuparão, respectivamente, os cargos de executivo-chefe, oficial de saúde e coordenador da missão.
Imagem: Habitat Marte/Adaptado
Fonte: Agecom/UFRN
Comentários