Com números do mercado doméstico consolidados do mês de dezembro pelo Aeroporto de Natal, o Governo do Estado, através da Emprotur, comemora a retomada de índices turísticos de antes da pandemia do Covid-19. O crescimento do número de passageiros aéreos para o Rio Grande do Norte no segundo semestre de 2024 registra um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2023, o que representa um acréscimo de 155 mil viajantes. O número passou de 2.182 milhões para 2.306 milhões.
As mais de 2 milhões e trezentas mil pessoas que chegaram ao estado no ano passado superaram em 6% o desempenho de janeiro a dezembro de 2023. Aliado aos números nacionais, segundo dados do Ministério do Turismo, o RN ainda apresentou um crescimento de 27% na quantidade de visitantes estrangeiros.
“O Rio Grande do Norte só tem a comemorar esses números que comprovam que estamos no caminho certo para a consolidação da atividade turística e o desenvolvimento econômico no estado. Esse é o resultado dos investimentos em infraestrutura e no trabalho de promoção e divulgação de nossas belezas”, destaca a governadora Fátima Bezerra.
Responsável pela divulgação do Rio Grande do Norte como destino turístico, a Emprotur direcionou suas atividades em 2024 para o desenvolvimento de um turismo mais qualificado no RN, com multicanais, dentro de um ambiente tático, focado na inteligência comercial.
“Nossas ações hoje são baseadas em análises de mercado e parcerias estratégicas, valorizando o potencial turístico do Rio Grande do Norte, destacando nossa sustentabilidade – com 100% de energia limpa e principais atrativos turísticos em Unidades de Conservação -, se colocando como um destino verde e preocupado com a descarbonização do planeta e despertando o interesse dos turistas em conhecer nossas atrações e viver experiências únicas em nosso estado”, diz Raoni Fernandes, diretor-presidente da Emprotur.
Fruto de negociações com companhias aéreas, além do número de passageiros, o Rio Grande do Norte também teve aumento na oferta de assentos, passando de 2.600 milhões em 2023 para 2.811 milhões em 2024, registrando um incremento de 8%.
Ainda houve o aumento de número de voos internacionais para Portugal e Argentina, com ligações inéditas, como a do Aeroparque, em Buenos Aires, e a retomada de um voo charter da Europa para o Réveillon. Para 2025, existe a perspectiva de novas linhas para o mercado sul-americano.
LATAM
Com o anúncio da LATAM da suspensão de duas rotas com destino ao Nordeste: Rio de Janeiro (GIG) para Natal (NAT) e São Luís (SLZ) para Teresina (THE) a partir de 30 de março, o Rio Grande do Norte não ficará sem ligação aérea com o Rio de Janeiro. Atualmente, são 85 frequências mensais, sendo 13 pela LATAM e 72 pela GOL, ligando os dois destinos. “Inclusive 6 destas frequências da GOL são novas, foram acrescentadas no segundo semestre de 2024, em virtude da boa performance dos voos, sendo uma praça bem abastecida de conectividade”, diz Raoni.
Segundo a direção da Emprotur, a LATAM precisará repor o volume de assentos dessa rota para que mantenha o benefício de isenção de parte do ICMS do QAV (combustível das aeronaves). “Ou seja, provavelmente se trata de uma readequação de malha, muito comum nos começos de temporada. Natal deve receber da LATAM uma nova rota em uma nova geografia ou o aumento de frequências em geografias já existentes. Conversaremos também com a GOL, que tem crescido no mercado carioca e deve ter interesse em ampliar ainda mais a sua oferta na região, que contará com um significativo investimento de promoção para o próximo período.”
Raoni Fernandes informou ainda que uma reunião entre o governo e representantes da LATAM já foi convocada. “Precisamos entender qual o plano deles para recomposição desses assentos. Nós também, em parceria com a Zurich, administradora do aeroporto de Natal, apresentaremos quais praças são oportunidades para uma nova rota, com base nos nossos estudos de mercado. Quem sabe até um tão esperado voo internacional”.
Imagem: Emprotur
Fonte: ASSECOM/RN
Comentários