Coworking de Empresas Juniores da UFRN completa um ano de atividades

Publicidade
O Coworking de Empresas Juniores da UFRN, situado no Centro de Convivência no Campus Central, completou seu primeiro ano de funcionamento em dezembro de 2024. Pensado como um local para o desenvolvimento da cultura empreendedora e fortalecimento do Movimento Empresa Júnior (MEJ) na universidade, oferece um ambiente acessível onde pessoas e empresas podem se reunir e trabalhar juntas. Durante esse período, o espaço foi palco de interação, aprendizado e colaboração entre estudantes e empresas juniores, abrigando uma diversidade de projetos e atividades que contribuíram significativamente para o crescimento profissional e pessoal da comunidade acadêmica.

Entre os projetos realizados, destacaram-se o Café, Livros e Empreendedorismo e o Cine Empreendedor, que ofereceram abordagens inovadoras e dinâmicas para temas relacionados ao empreendedorismo.

O Café, Livros e Empreendedorismo, com seis edições realizadas desde abril de 2024, reuniu estudantes para discutir livros que exploram diferentes aspectos do empreendedorismo. Com uma média de 25 participantes por encontro, o projeto se destacou por promover aprendizado, networking e momentos de descontração. Para Bianca Rabello, estudante e empresária júnior, o projeto é um excelente espaço de networking, aprendizado e produção. “O projeto é um momento de descontração em que conseguimos aprender e relaxar um pouco, sair da rotina intensa.”, comentou ela.

Já o Cine Empreendedor, também contendo seis edições, trabalha com a dinâmica de filmes com temáticas empreendedoras, explorando seus desafios e oportunidades no mundo empreendedor. Em dezembro, o projeto realizou um especial de natal, com o filme O Feitiço do Natal, unindo o clima festivo ao aprendizado sobre empreendedorismo. A estudante Lyêna Monteiro destacou a importância da iniciativa, afirmando que o Cine Empreendedor é “um projeto didático e ao mesmo tempo leve, especialmente relevante em momentos como o fim de ano.”

Além desses projetos, o coworking funcionou como espaço para reuniões de trabalho, processos seletivos, capacitações, treinamentos, atendimento a clientes e eventos colaborativos entre as empresas juniores. Também atuou como ponto central de informações sobre empreendedorismo para estudantes, professores e a comunidade externa. Se destacando como um  ambiente acolhedor, dinâmico e inspirador, promovendo a troca de ideias e o fortalecimento de parcerias no cenário empreendedor. A expectativa é que o espaço continue a crescer, oferecendo ainda mais oportunidades de desenvolvimento.

Imagem: Cícero Oliveira

Fonte: Agecom/UFRN

Sair da versão mobile