Exposição do NAC aborda como ícones pop se reinventam com o passar do tempo

O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da UFRN estreia sua mais nova exposição Ecos da Pop Art: uma Estética Através de Gerações, com inauguração no dia 16 de janeiro, às 15h, na Galeria Conviv’Art. A mostra, que tem entrada gratuita, fica aberta à visitação entre os dias 17 e 23 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A atividade propõe uma reflexão sobre os ícones pop e como eles se transformam ao longo das gerações, influenciando o imaginário coletivo.

Produzida com obras dos alunos do Atelier de Artes do NAC, a exposição reúne pinturas em aquarela e em acrílica, colagens e fotografias, revisitando figuras emblemáticas de diferentes épocas. A proposta é explorar como a estética pop se reinventa com o passar do tempo ao incorporar tanto a nostalgia do passado quanto a modernidade do novo pop, no contexto das rápidas transformações culturais impulsionadas pelo avanço da internet.

A exposição provoca uma análise sobre como as mudanças nos ícones pop carregam significados distintos de acordo com a geração que os vivencia. Ao mesclar memória e contemporaneidade, a Ecos da Pop Art traz à tona o impacto dessas representações visuais, convidando os participantes a refletirem sobre a efemeridade dos artistas e a conexão que eles estabelecem com o público de diferentes épocas.

O evento também marca o fim dos cursos realizados no Atelier do NAC. É um momento em que os alunos se confraternizam e exibem o que aprenderam durante as aulas. De acordo com Sérgio Confessor, servidor do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN, uma conversa é realizada com os bolsistas semestralmente para que proponham um tema vinculado às artes visuais.

“No período atual, eles escolheram trabalhar a Pop art, um movimento artístico do final dos anos 60 que teve expoentes no mundo todo. Esses temas são trabalhados entre bolsistas e alunos como uma forma de motivá-los não só a produzir, mas a conhecer os diferentes movimentos artísticos”, comenta o servidor. Ainda segundo Sérgio, os discentes têm liberdade artística para trabalhar os temas de diferentes formas.

Todo semestre o Atelier de Artes do NAC lança um edital e seleciona novos alunos para seus cursos. Durante os cursos, os participantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades de desenho e pintura e, ao final, apresentam seus trabalhos em uma exposição que reflete o aprendizado e a dedicação. “A iniciativa não só visa ao ensino, mas também ao reconhecimento e à divulgação de artistas em diferentes estágios de sua trajetória”, afirma Irley Silva, servidor do NAC.

A Galeria Conviv’Art está situada ao lado da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), com acesso pelo estacionamento localizado na parte de trás do prédio. Para mais informações e atualizações, acompanhe o perfil oficial do NAC no Instagram.

Imagens: Divulgação 

Fonte: Agecom/UFRN 

Sair da versão mobile