A laserterapia tem se mostrado uma ferramenta valiosa na odontologia para pacientes oncológicos, oferecendo diversos benefícios que contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida, durante o tratamento do câncer.
Os principais benefícios são: prevenção e tratamento da mucosite oral que é uma inflamação dolorosa da mucosa da boca, principal efeito colateral da quimioterapia e radioterapia de cabeça e pescoço. A laserterapia atua reduzindo a dor, a inflamação e o risco de infecções, permitindo que o paciente se alimente e se comunique de forma confortável.
O laser possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, proporcionando alívio da dor das mucosites, herpes labial e outras lesões bucais. Isso contribui para o bem-estar do paciente e reduz a necessidade de medicamentos analgésicos.
Outro benefício é a aceleração da cicatrização, pois estimula a regeneração celular e a cicatrização de feridas e lesões na boca, acelerando o processo de recuperação e reduzindo o risco de infecções. Isso é especialmente importante para pacientes oncológicos, que podem ter a cicatrização comprometida, devido ao tratamento.
A xerostomia ou boca seca é outro efeito colateral comum do tratamento oncológico. A laserterapia pode auxiliar na redução da xerostomia, estimulando a produção de saliva e melhorando a sensação de conforto na boca. Ao aliviar a dor, o desconforto e os efeitos colaterais do tratamento oncológico, a laserterapia contribui, significativamente, para a melhora da qualidade de vida do paciente.
A laserterapia de baixa intensidade é considerada segura e não invasiva para pacientes oncológicos. No entanto, é fundamental que o tratamento seja realizado por um profissional qualificado e experiente, que avaliará as necessidades individuais de cada paciente e definirá o protocolo de tratamento mais adequado.
A laserterapia em odontologia representa um importante aliado no tratamento de pacientes oncológicos, oferecendo benefícios que vão além do alívio da dor e do desconforto, contribuindo para a melhora da qualidade de vida e o bem-estar, durante o tratamento do câncer.
Se você é um paciente oncológico, converse com seu dentista sobre a possibilidade de incluir a laserterapia em seu plano de tratamento.
Imagem: Divulgação
Fonte: Press Release/CDP
Comentários