Vereadores de Natal aprovam primeiras iniciativas de Paulinho Freire

Os vereadores avaliaram positivamente as primeiras medidas da gestão de Paulinho Freire. Agora à frente da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), a vereadora Nina Souza (União), destacou que as medidas iniciais permitirão uma visão mais clara da situação financeira do município. “Precisamos entender as gratificações, os jetons, se estão dentro da norma, se os servidores cedidos trazem ônus para a Prefeitura. Paulinho fez um staff com nomes importantes e técnicos para conduzir as principais pastas”, disse ela.

O líder da bancada governista na Câmara, vereador Aldo Clemente (PSDB), elogiou as iniciativas de contenção de gastos e a atenção prometida ao turismo, que vive um momento aquecido na cidade. “Paulinho está tomando medidas de economia para garantir que os serviços públicos funcionem, com muita transparência, com muito zelo pela coisa pública. Ele deve dar atenção especial ao turismo, no sentido de garantir serviços urbanísticos, limpeza urbana”, afirmou o parlamentar.

Já o vereador Preto Aquino (Podemos) ponderou que as medidas adotadas estão dentro do esperado, especialmente no que diz respeito ao controle de despesas. “Paulinho é experiente, já foi prefeito interino e presidente da Câmara seis vezes. Nada melhor do que ele assumir a responsabilidade junto com a Secretaria de Educação para garantir as vagas nas creches. Tem também a questão da saúde, para não deixar faltar o básico”, pontuou o vereador, que também chamou atenção para a necessidade de reforçar a manutenção da iluminação pública e agilizar a substituição por lâmpadas de led.

Kleber Fernandes (Republicanos) também destacou a importância das ações iniciais. “O prefeito está tomando pé da situação administrativa e orçamentária da Prefeitura. As medidas de cortes de despesas são necessárias para ajustar a máquina e permitir novos investimentos”, afirmou.

A necessidade de investir nas unidades básicas de saúde e modernizar o transporte público é apontada por Camila Araújo (União), que avaliou que as primeiras medidas são inteligentes e importantes para a contenção de despesas. “A população precisa de mais insumos e medicamentos nas UBSs. E o transporte público precisa de uma licitação urgente. Então, eu acredito que com esse contingenciamento de recursos, se pode olhar e investir mais nos serviços básicos que a população necessita”, disse a vereadora.

Robson Carvalho (União) reforçou que as medidas de austeridade são positivas e que a gestão precisa atuar rapidamente para garantir vagas nas creches e evitar alagamentos com a chegada do período chuvoso. “Paulinho conhece a cidade e os gargalos que precisamos enfrentar. A priori, precisa agir para que nenhuma criança fique fora das creches. Outra questão é termos uma força-tarefa, uma unificação das secretarias para criar medidas preventivas contra alagamentos”, concluiu.

Imagem: Elpídio Júnior 

Fonte: Tribuna do Norte 

Sair da versão mobile