O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), iniciou oficialmente seus trabalhos à frente da prefeitura da capital potiguar nesta quinta-feira (2) com uma reunião estratégica envolvendo a vice-prefeita Joanna Guerra e secretários municipais, cujos nomes ele já havia anunciado. No encontro, o chefe do Executivo anunciou uma série de medidas destinadas à contenção de gastos e ao planejamento das ações para os primeiros 100 dias de gestão, conforme ele já havia prometido fazer antes de ser empossado no último dia 1º.
Entre as decisões, Paulinho Freire determinou a suspensão, por tempo indeterminado, dos jetons pagos a auxiliares do Executivo. Gratificações e diárias de viagens também foram interrompidas, enquanto outras ações de controle financeiro estão sendo definidas. “São medidas de contenção de custos”, afirmou o prefeito. “Vamos rever contratos para identificar onde podemos cortar, como jetons, gratificações e diárias”, reafirmou.
O encontro com os secretários reuniu nomes como Sérgio Freire (Governo), Vagner Araújo (Planejamento), Brenno Queiroga (Administração), Marcelo Augusto de Oliveira (Tributação), Shirley Cavalcanti (Infraestrutura) e Celina Lobo (Procuradoria-Geral do Município). Durante a reunião, foram discutidos o diagnóstico da situação administrativa e as ações prioritárias para os 100 primeiros dias da nova gestão.
Além dessas medidas de caráter financeiro, Paulinho Freire destacou outras prioridades de sua administração. Entre elas, está a avaliação da inclusão de ar-condicionado nas escolas da rede municipal e a distribuição de fardamento escolar. Também será definida, até o início da próxima semana, a nomeação de secretários para as pastas de Cultura, Segurança e Política para as Mulheres, ainda sem titulares confirmados.
“Estamos analisando todas as possibilidades para melhorar os serviços oferecidos à população, sem perder o foco na responsabilidade fiscal”, pontuou o prefeito durante a reunião.
Com as primeiras medidas anunciadas, Paulinho Freire reforçou seu compromisso com uma gestão eficiente e transparente, ajustando o orçamento do município às demandas prioritárias da população.
Ainda no seu primeiro dia de trabalho, o novo prefeito publicou, o Decreto nº 13.299, que oficializa a exoneração de todos os ocupantes de cargos comissionados da Administração Direta e Indireta, com exceções específicas. Permaneceram nos cargos, até o momento, os colaboradores vinculados à Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), à equipe responsável pelo Diário Oficial do Município (DOM) e aos Encarregados de Serviços (ES) da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas). Na Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal (Arsban), apenas os membros da diretoria, que possuem mandato, foram mantidos.
A decisão, publicada no Diário Oficial do Município, tem efeito imediato e faz parte de uma reestruturação administrativa para otimizar recursos e priorizar ações estratégicas.
Paulinho foi empossado na última quarta-feira (1°) em cerimônia realizada no Teatro Riachuelo. Antes, na Câmara Municipal, foi realizada a posse dos 29 vereadores eleitos em 2024, ocasião na qual votaram para Eriko Jácome (PP) ser mantido na função de presidente do legislativo natalense.
Imagem: Adriano Abreu
Fonte: Tribuna do Norte
Comentários