Integrante da pós-graduação em Administração (PPGA) da UFRN, Camila Guedes de Farias ganhou o 20º Prêmio da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA). O prêmio foi conquistado na categoria Mestrado, por meio do trabalho intitulado Títulos sustentáveis corporativos no Brasil, com orientação do professor Israel José dos Santos Felipe, pesquisador em finanças e professor do Departamento de Ciências Administrativas (DEPAD) da Universidade.
O reconhecimento vai conceder à pesquisa R$23,8 mil como forma de incentivar a busca por soluções e mais debates em torno da sustentabilidade financeira no Brasil. É a primeira vez em que o Rio Grande do Norte recebe uma premiação da ANBIMA. Desde 2005, quando começou a ser realizado, o prêmio em geral vai para instituições de ensino da região Sudeste.
A pesquisa sobre títulos sustentáveis ainda terá andamento no ano de 2025. “Serão analisadas as emissões de green bonds [levantamento de fundos em prol de benefícios ambientais] e de outros títulos sustentáveis no Brasil, considerando os impactos no valor de mercado das empresas emissoras e possíveis efeitos indiretos sobre suas principais concorrentes, conhecidos como efeitos de spillover [efeito de choque abrangente entre países, que acontece no mercado de ações]”, adianta Camila.
Outro ponto importante para a continuidade da pesquisa será o uso de informações da plataforma da London Stock Exchange Group (LSEG) — provedora de dados sobre mercado e infraestrutura — Eikon, que agrega conhecimentos industriais, insights e notícias importantes sobre dados do mercado.
ANBIMA
A entidade do mercado financeiro, que nasceu em 2009, tem como objetivo ser porta-voz de corretoras, bancos, gestores financeiros e administradores em geral. A ANBIMA foi formada a partir da união entre a Associação Nacional dos Bancos de Investimento (ANBID) e a Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (ANDIMA), como forma de reorganizar os atores responsáveis por representar o mercado de finanças no Brasil.
Entre as ações de destaque da associação, estão a supervisão de mercados, elaboração de códigos para a administração, conselhos de autorregulação e elaboração de regras, voltados para a área financeira no país. Já o prêmio ANBIMA de Mercado de Capitais é direcionado a alunos de mestrado e doutorado nos cursos de Economia, Administração e Direito. Foi desenvolvido por meio de uma parceria firmada com o Instituto de Estudos de Política Econômica Casa das Garças (IEPE/CdG), com o objetivo de catalisar a produção acadêmica referente ao mercado financeiro.
Imagem de capa: Arquivo pessoal
Fonte: Agecom/UFRN
Comentários