O pesquisador e professor do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol/UFRN), Ricardo Wagner Moreira, contribui com o capítulo Resultados da fístula AV, no livro Princípios de Acesso à Diálise, editado por Karl Illig, John Ross e Larry Scher, referências globais em acessos vasculares para hemodiálise. A obra é considerada uma das principais referências internacionais no tema.
A parte de autoria de Ricardo Wagner detalha resultados obtidos com fístulas arteriovenosas (FAVs), consideradas o padrão-ouro para pacientes em tratamento de hemodiálise. A análise inclui questões como durabilidade, taxa de maturação e complicações associadas, além de destacar os avanços na utilização do método.
As fístulas arteriovenosas desempenham um papel essencial no cuidado de pacientes com insuficiência renal crônica, especialmente em um cenário mundial de crescente incidência de doenças como diabetes e hipertensão arterial. “A publicação deste capítulo reforça a importância do cirurgião indicar o tipo de FAV mais adequado para cada paciente, principalmente pensando na durabilidade da mesma. Também nos permite compartilhar o nome da UFRN com a comunidade médica internacional”, enfatiza Ricardo Wagner.
Com experiência desde 2006 na criação e na manutenção de acessos vasculares, o professor reitera a importância da publicação para a visibilidade do Huol no cenário internacional. “É motivo de muito orgulho ter contribuído para esse projeto, uma forma de reforçar o compromisso do Huol, da UFRN e da Ebserh com a pesquisa e com o avanço do conhecimento em saúde, beneficiando não apenas a comunidade científica, mas principalmente os pacientes que dependem da hemodiálise para sobreviver”, conclui o especialista.
Imagem: Reprodução
Fonte: Agecom/UFRN