Grupo Clowns de Shakespeare promove apresentação e exibição de filme gratuita em Assú

O renomado grupo de teatro Clowns de Shakespeare, de Natal, dá continuidade à Caravana Clowns 30 anos. Após passar por Parnamirim, São Paulo do Potengi, Lajes e Mossoró e Areia Branca, o projeto chega neste sábado (7) em Assú, com uma programação especial que inclui apresentação teatral e exibição de filme. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral, com foco em aproximar a arte teatral das comunidades locais.

Fundado em 1993, o Clowns de Shakespeare é um dos mais respeitados grupos de teatro da cidade de Natal. Eles já foram laureados com os Prêmios Shell de Teatro e da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), realizaram turnês por todo o Brasil e passaram por vários países da América Latina e da Europa.

Com o objetivo de promover o acesso à cultura para uma ampla diversidade de públicos, inclusive por meio de ações de acessibilidade (Libras e legendagem LSE), a proposta consiste na realização de 09 apresentações da obra “Ubu: o que é bom tem que continuar!”, trabalho mais recente dos Clowns em parceria com os grupos Facetas e Asavessa, e 09 exibições seguidas de bate-papo do média-metragem “Um filme sem fim”, dirigido por Carito Cavalcanti, sobre os 30 anos do coletivo.

A “Caravana Clowns 30 anos” tem realização: Fundação José Augusto, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

SOBRE UBU: O QUE É BOM TEM QUE CONTINUAR!

É uma obra teatral de rua, popular, criada pelos grupos potiguares Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa. A obra tem como ponto de partida as personagens Pai e Mãe Ubu, da clássica obra Ubu Rei, de Alfred Jarry. Situando-se como uma possível continuação do trabalho de Jarry, a obra desloca esses personagens para um país/lugar-nenhum com ares latino-americanos. Nesse novo ambiente, em meio à influencers e cachos de bananas, Pai Ubu e Mãe Ubu continuarão sua saga alucinada e insaciável pelo poder. Assim como na obra original, a sátira política – centrada nessas personagens, mas presente no trabalho como um todo – pretende dialogar diretamente com o público, trazendo à cena temas como injustiças sociais e manipulação de informação.

SOBRE UM FILME SEM FIM

Em 2013, o diretor Carito Cavalcanti acompanhou os Clowns de Shakespeare durante todo o ano, para fazer um documentário em comemoração ao vigésimo aniversário do grupo. A falta de verba impediu a finalização do filme naquele momento. Os trabalhos do grupo e do filme continuaram, até que, quase uma década depois, o projeto foi viabilizado e concluído em 2022, trazendo um recorte pessoal e afetivo da trajetória de quase trinta anos do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare.

Veja a programação:

ASSU

Data:07/12/2024
Local: Caboclos do Assu (Ao lado da casa de Dona Maria)
Horário do Filme: 18h30
Horário do Espetáculo:16h

Imagem: Divulgação 

Fonte: Assessoria de Comunicação 

Sair da versão mobile