Diminuição de ventos em dezembro colabora com maior sensação térmica no RN, explica meteorologista; veja dicas para lidar com calor

O aumento da sensação térmica neste início do mês de dezembro tem relação com a proximidade do verão e com a diminuição dos ventos que atingiram o Rio Grande do Norte entre setembro e novembro, segundo explicou o chefe da unidade de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bistrot.

Por conta desse aumento de calor, é também necessário tomar alguns cuidados para manter o corpo hidratado e protegido da incidência dos raios solares, que aumentam mesmo antes da chegada do verão (veja dicas mais abaixo).

O meteorologista Gilmar Bistrot explicou que mesmo antes do início do verão – previsto para 21 de dezembro -, a sensação de calor aumenta no estado por conta do fim da estação dos ventos, em novembro.

“Nos meses de setembro, outubro e novembro, nós temos a estação dos ventos, então os ventos mais fortes fazem com que haja uma circulação maior do ar aqui sobre a faixa litorânea, impedindo que o ar fique parado”, explicou.

“O que aconteceu agora no fim de novembro, início de dezembro , é que esse evento diminuiu, então essa umidade que é trazida pelo vento sobre a faixa litorânea fica mais tempo parada e mantendo a sensação térmica mais elevada”.

A previsão, segundo a unidade de meteorologia da Emparn, é de que a temperatura em cidades do litoral potiguar, como a capital Natal, possa atingir a 32ºC e em cidades do interior do estado a até 40ºC.

Segundo Bistrot, em momentos como início da manhã, há uma incidência maior de ventos, o que alivia um pouco a sensação de calor. Ele disse ainda que neste período algumas pancadas de chuva podem surgir durante os dias.

Cuidados com hidratação e pele

Para lidar com o verão, um período mais quente e com maior incidência de raios solares, é necessário ter alguns cuidados, explicou a médica potiguar Isis Palhares. Entre esse cuidados, estão beber água com frequência – “mesmo que não sinta sede” – e evitar exposição ao sol em horários específicos.

O mês de dezembro é, inclusive, dedicado no calendário da saúde às campanhas de prevenção contra o câncer de pele, sendo chamado de Dezembro Laranja.

Veja algumas dicas dadas pela médica:

  • Recomendado ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, “mas esse valor pode ser maior depdendo da atividade física e das condições climáticas”
  • Também consumir sucos naturais, água de coco ou até alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais.
  • Cuidado com a intensidade do calor: os raios solares são mais fortes entre as 10h e 16h. Por isso, evitar ficar exposto ao sol nesse período.
  • Se for necessário, usar chapéus, óculos de sol e protetor solar.

Imagem: Getty Images

Fonte: G1 RN

Sair da versão mobile